Doações

Empresa promove ação solidária no Polo de Confecções do Agreste

Rota do Mar decidiu doar parte da produção de EPIs para algumas instituições

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 13/05/2020 às 8:24
Divulgação/Rota do Mar
FOTO: Divulgação/Rota do Mar

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus, em março deste ano, muitos empresários precisaram reinventar os seus negócios para manter seus empreendimentos. É o caso da Rota do Mar, dirigida por Arnaldo Xavier, que desde 1996 atua no ramo da confecção de vestuário no Polo de Confecções do Agreste, em Pernambuco. Durante esse período, a marca decidiu adotar um tipo de produção diferente de tudo o que já havia feito e somou isso a diversas ações solidárias.

Covid-19: Saiba como doar para a ação Atitude Cidadã, do IJCPM

A empresa tem trabalhado na confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, jalecos e toucas hospitalares. Uma parte da produção é comercializada, enquanto a outra é doada para instituições e comunidades carentes. A empresa tem como pilar as pessoas, como afirma o próprio Arnaldo. Por isso, durante esse tempo de pandemia, todos os esforços estão voltados a causas solidárias.

De acordo com Arnaldo, a ideia surgiu com uma pequena produção de aproximadamente 300 peças para um grupo de uma associação de médicos. "Nós começamos com uma mão de obra de cinco pessoas do setor de pilotagem e entregamos as peças sem cobrar a mão-de-obra. Esses médicos gostaram do nosso trabalho e começaram a divulgar e indicar o nosso serviço", afirmou.

Após a repercussão, a empresa aumentou a sua produção para 40% de sua capacidade total. Uma das ações realizadas neste período foi a distribuição de máscaras em frente à fábrica. Foram disponibilizadas máscaras de forma gratuita para quem passasse pelo local. A faixa "Proteja-se, pegue a sua, é gratuita" chamou atenção das pessoas e foram entregues mais de 200 máscaras durante cinco dias de ação. Além disso, outras duas mil máscaras foram doadas para o projeto Atitude Cidadã.

Uma das instituições beneficiadas pelas doações é o Hemope, em Caruaru. Os profissionais que trabalham lá utilizam aproximadamente 80 máscaras por dia. A Rota do Mar assumiu o compromisso de destinar a quantidade necessária para a instituição enquanto durar a pandemia. Além disso, a empresa oferece máscaras para órgãos municipais e comunidades carentes de Santa Cruz do Capibaribe, onde fica localizada a sede da marca.