Solidariedade

Covid-19: Saiba como doar para a ação Atitude Cidadã, do IJCPM

Campanha arrecada donativos para hospitais, instituições e pessoas carentes

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 12/05/2020 às 16:57
Artes SJCC
FOTO: Artes SJCC

A ação "Atitude Cidadã: está em nossas mãos" é realizada pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) com o objetivo de divulgar ações sociais e estimular doações por parte de empresas e da população em geral. O dia de mobilização é nesta quarta-feira (13), e o projeto irá ajudar quase 60 instituições de Pernambuco.

O IJCPM está engajado em ações solidárias durante todo o ano, mas a mobilização de agora pretende ajudar as pessoas impactadas pela crise do novo coronavírus (covid-19), incluindo hospitais, instituições de caridade, pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outros.

De acordo com o diretor executivo do SJCC Interior, Carlos Humberto Rocha Júnior, uma força tarefa está sendo realizada junto aos empresários do setor privado para doações, mas os telespectadores, ouvintes, leitores e internautas também podem colaborar com qualquer valor ou produto. "Às vezes o pouco para a gente é muito para o outro. O que é que eu posso fazer para ajudar? Nós também temos um compromisso individual", reforçou.

Para participar, é preciso entrar em contato com a central de atendimento das doações através do número (81) 3413.6500 ou os números da Rádio Jornal nas cidades do interior (veja abaixo). Quem ligar poderá escolher qual instituição ajudar e será direcionado a depositar o valor em uma conta.

Ainda para valores em dinheiro, é possível fazer a doação pela internet, através do site de compras do RioMar (RioMar Online), no link: compras.vivariomarrecife.com.br, com o cartão de crédito. A doação funcionará como uma compra, e o valor inicial é de R$ 50.

As pessoas também podem doar alimentos, produtos de higiene, material de limpeza, máscaras, capotes, viseiras e sapatos, entre outros. Toda ajuda é bem vinda. Através dos contatos de telefone, o doador poderá agendar a entrega, e profissionais envolvidos na ação poderão buscar os produtos em casa.

O SJCC faz nesta quarta uma grande cobertura das ações solidárias. "As programações de todos os veículos foram adaptadas para que mostremos o quanto o povo pernambucano é solidário. Vamos divulgar boas histórias de solidariedade e ajudar instituições em todo Estado. Esperamos contar com o apoio de todos", ressalta o gerente de programação da TV Jornal Interior, Diego Martinelly.

O IJCPM conta com a parceria de uma empresa de auditoria para a ação, para garantir que as doações recebidas cheguem a quem precisa com segurança.

Instituições beneficiadas

No interior, as instituições beneficiadas serão: Casa dos Pobres São Francisco de Assis, Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia), Banco de Alimentos do Sesc, Hospital Mestre Vitalino, Apae Caruaru, em Caruaru; Fundação Lar Feliz, Apae Petrolina, Hospital Dom Malan/Imip, em Petrolina; Apae Garanhuns, Abrigo São Vicente de Paulo, Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns; Lar dos Idosos, Hospital Dr. Lídio Paraíba, Associação dos Portadores de Direitos Especiais (PODE), em Pesqueira; Hospital Regional José Fernandes Salsa, Instituto Padre Luis Cecchin, Obra Social Santa Isabel, em Limoeiro.

Estão inclusos ainda o Grupo de Apoio à Criança com Câncer, Fundação Terra, Mulheres do Bem, Unificados pela População em Situação de Rua, IMIP, Hospital do Câncer, entre outros. Quem quiser pode indicar alguma instituição que precise de ajuda e após avaliação, ela também poderá fazer parte das beneficiadas.

Confira os contatos para fazer as doações:

Central de doações - (81) 3413.6500
Rádio Jornal Caruaru - (81) 3722.8601 e 3722.8607
Rádio Jornal Petrolina - (87) 3862.1469
Rádio Jornal Garanhuns - (87) 3762.7243
Rádio Jornal Limoeiro - (81) 3628.9733
Rádio Jornal Pesqueira - (87) 3835.8755 e 3835.8777
Internet - site de vendas do RioMar Online: compras.vivariomarrecife.com.br