O projeto "Cuide-se" tem feito a diferença para a comunidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, desde o início do período de isolamento social. O projeto produz máscaras para doação. Inicialmente, os equipamentos de proteção individual (EPIs) eram entregues apenas aos profissionais de saúde e pessoas acima dos 60 anos, por estarem mais expostos e serem mais vulneráveis a complicações decorrentes da contaminação pelo novo coronavírus, respectivamente.
> Covid-19: Saiba como doar para a ação Atitude Cidadã, do IJCPM
Depois, as doações foram estendidas para a população, principalmente, para as pessoas que enfrentam filas de bancos e lotéricas e para as pessoas que estão em situação de rua. Segundo os organizadores do projeto, já foram doadas mais de 1.500 máscaras para a população em geral. Também foram distribuídas máscaras para funcionários de estabelecimentos comerciais.
Segundo o idealizador do projeto, o enfermeiro Júnior, agora a equipe de voluntários conta com 12 pessoas, que trabalham na confecção, higienização e distribuição das máscaras. Os insumos para a produção são conseguidos através de doações de empresas, como supermercados e farmácias, e das prefeituras de Garanhuns, Capoeiras, e Jupi, cidades circunvizinhas da Cidade das Flores.
Sem data para ser finalizado, o "Cuide-se" continua recebendo doações, que podem ser feitas em forma de insumos para a produção das máscaras, dinheiro, ou mão-de-obra para a confecção. Os interessados podem entrar em contato com o projeto por meio do telefone: (87) 98172.7208.