Atitude Cidadã

Conheça as instituições que vão receber doações do Atitude Cidadã em Caruaru

Projeto é realizado pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

Vanessa Nôvak
Vanessa Nôvak
Publicado em 13/05/2020 às 9:49
Divulgação/HMV
FOTO: Divulgação/HMV

 O projeto "Atitude Cidadã: está em nossas mãos", realizado pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), irá ajudar vários hospitais, instituições e pessoas carentes em Pernambuco. Qualquer pessoa pode doar valores em dinheiro, equipamentos de proteção individual, alimentos, materiais de limpeza, entre outros. Quer doar mas ainda não sabe a instituição?

> Covid-19: Saiba como doar para a ação Atitude Cidadã, do IJCPM

Conheça os locais que serão beneficiados em Caruaru:

Casa do Pobres São Francisco de Assis

O trabalho teve início em 1946, com a distribuição de cestas básicas para moradores de rua de Caruaru e cidades circunvizinhas. As doações eram sempre às sextas-feiras, nas imediações da Rua São Miguel, próximo à rede ferroviária. O trabalho da Casa do Pobres São Francisco de Assis foi sendo ampliado e assumiu a característica de abrigo de idosos. Os moradores da Casa são pessoas em situação de vulnerabilidade, em sua maioria, que foram abandonadas por familiares por se encontrarem no fim da vida. Atualmente, a Casa do Pobres atende cerca de 80 idosos. A Casa dos Pobres fica na avenida Lourival José da Silva, nº 483, Bairro Petrópolis.

ICIA

Fundado em 2003, Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) é uma entidade sem fins lucrativos, que surgiu a partir de uma ideia do médico Luiz Henrique Soares. A organização oferece tratamento para crianças com câncer e apoio e atendimento gratuito e multidisciplinar para os pacientes e os familiares. Para dar os primeiros passos no projeto, quarenta pessoas, entre médicos, comerciantes, profissionais liberais, empresários de Caruaru se reuniram e fundaram o ICIA. Hoje, o ICIA é um centro de referência no atendimento à criança e adolescente com câncer no interior de Pernambuco. O instituto sobrevive de doações. Desde a fundação, foram mais de 63 mil atendimentos. A área de cobertura alcança mais de 60 municípios pernambucanos. Atualmente, são mais de duas mil crianças cadastradas para atendimento no ICIA.  O Instituto fica na avenida Paulo Santos, nº 917, Universitário.

Hospital Mestre Vitalino

O Hospital Mestre Vitalino (HMV) foi inaugurado em 2014 e é destinado à população das 4ª e 5ª Regiões de Saúde, que compreendem 53 municípios. É a maior e mais moderna unidade pública do interior do Estado, com mais de 47 mil metros quadrados. O Hospital é regulado, o que significa que todos os pacientes são encaminhados pela Central de Regulação de Leitos do Estado. Em dezembro de 2015, inaugurou um importante serviço de saúde para a região Agreste de Pernambuco com a abertura do Centro Cirúrgico destinado para cirurgias eletivas. Neste ano, o maior desafio do HMV é ser a unidade de referência para o tratamento de pacientes de covid-19 no interior de Pernambuco.

Sesc

Com 70 anos de atuação na Capital do Agreste, o Sesc iniciou suas atividades em Caruaru em uma sala cedida pela Associação Comercial, em 1950. Sua sede atual foi inaugurada em 1983 e oferece atividades nas áreas de lazer, educação, cultura, assistência e saúde. O Banco de Alimentos do Sesc concentra o fornecimento de doações de alimentos para 20 instituições sociais cadastradas em Caruaru. O Sesc Caruaru fica na rua Rui Limeira Rosal, s/nº, Petrópolis.