Novo coronavírus

Garanhuns instala barreiras sanitárias e bloqueia vias a partir desta segunda

Objetivo é intensificar o combate ao novo coronavírus

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/05/2020 às 11:27
Divulgação/Prefeitura de Garanhuns
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns

A partir desta segunda-feira (18), a Prefeitura de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, instala cinco barreiras sanitárias e realiza 15 bloqueios de vias em pontos estratégicos da cidade. As medidas estão previstas no decreto municipal 042/2020, emitido na última quarta-feira (13). O objetivo é intensificar o combate ao novo coronavírus (covid-19).

As pessoas que forem paradas nas barreiras terão a temperatura aferida e serão cadastradas. Além disto, os veículos serão desinfectados pelas equipes. "Adotamos esta medida buscando minimizar a circulação do vírus na cidade. Com o cadastro de dados dos veículos, nós poderemos ter dados importantes sobre quem entra no município, e assim, acompanhar toda esta população", destacou a secretária de Saúde, Nilva Mendes.

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu treinamentos para as equipes que irão atuar nos pontos de bloqueio. Serão 30 servidores da Vigilância Sanitária e Epidemiológica trabalhando em esquema de rodízio. As barreiras terão o apoio de 28 guardas municipais da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), além da Polícia Militar e do Exército Brasileiro.

Outras medidas

A prefeitura decretou ainda restrições ao deslocamento de veículos em avenidas e ruas onde estão agências bancárias e lotéricas. O decreto municipal suspendeu o passe livre para estudantes durante a pandemia e anunciou novas regras de funcionamento de estabelecimentos essenciais e feiras livres. As medidas são válidas até o dia 31 de maio.