Economia

Cerca de 40% dos postos de trabalho de Caruaru podem ser desativados

Empregos sofrem impacto da pandemia do novo coronavírus

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/05/2020 às 16:51
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tem cerca de 70 mil postos de trabalho. Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), 40% deles podem ser desativados. Por causa das medidas de isolamento social, como o fechamento do comércio, várias empresas já precisaram fazer demissões para conseguir sobreviver.

A costureira Tatiana Silva é um exemplo disto. Ela trabalhava há seis anos em uma empresa de confecções e foi desligada em março junto com outros 16 colegas. "Eles acharam melhor, e saiu melhor para todo mundo, porque pelo menos temos o seguro desemprego", contou.

Para o auditor da Secretaria do Trabalho em Caruaru Francisco Reginaldo, algumas medidas anunciadas pelo Governo Federal para auxiliar as empresas contribuíram para reduzir o impacto nos empregos. "Qualquer perspectiva de que isso vai mudar é muito prematura, isso muda a todo momento. O fato é que esse número deve crescer mais ainda em maio, junho, por todo o ano de 2020", lamentou.

No mês de abril, 25.253 demissões foram registradas em Pernambuco, número maior do que março, quando houve 16.926 desligamentos. Por causa disto, os pedidos para receber o seguro desemprego subiram. De 14 de abril a 13 de maio, 22,2 mil pessoas foram atendidas nas agências de trabalho do Estado.

Seguro desemprego

"Todos os trabalhadores que agendaram através do site estão sendo atendidos. Hoje já são mais de 22 mil, sendo 11,7 mil de forma presencial e 10,5 mil remotamente, através de email e telefone. Os atendimentos continuam normais e estamos tomando todas as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias", explicou o secretário do Trabalho e Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes.

O seguro desemprego deve ser solicitado até 120 dias após a demissão. As agências do trabalho atendem até 30 pessoas por dia e é preciso fazer o agendamento no site seteq.pe.gov.br.