Boletim

Covid-19: em 24h, Pernambuco confirma 1.849 casos e 132 óbitos

Dados são do boletim epidemiológico desta sexta-feira (22)

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/05/2020 às 12:38
Pixabay
FOTO: Pixabay

Da quinta-feira (21) para a sexta-feira (22), foram confirmados 1.849 novos casos de infecções pelo novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 132 novos óbitos também foram confirmados pelos exames laboratoriais cujos resultados saíram nas últimas 24h.

Dos novos casos, 432 são considerados Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.417 são classificados como leves. O Estado tem agora 25.760 casos confirmados (11.845 graves e 13.915 leves). Já com relação aos óbitos provocados pela doença, Pernambuco totaliza 2.057.

Sintomas

Covid-19 é similar a uma gripe e é transmitida pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Caso apresente os sintomas, a orientação é ligar 136 ou procurar uma unidade de saúde na sua cidade.

Prevenção

A melhor forma de prevenir o novo coronavírus e outras doenças respiratórias é tomando algumas atitudes como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel 70% para higienizar as mãos caso não possa lavá-las; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao espirrar e tossir; usar o ombro ou braço para cobrir o espirro e a tosse; evitar tocar os olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; higienizar aparelhos celulares, tablets e controles remotos; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas. Caso já esteja doente, evite locais fechados com muitas pessoas e o contato com idosos, gestantes e doentes crônicos.