Contribuintes

Receita libera consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2020

Pagamento será realizado no dia 29 de maio

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/05/2020 às 10:56
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (22) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020. Serão contemplados neste lote os idosos e portadores de doenças graves.

O contribuinte pode fazer a consulta no site da Receita na internet, através do serviço e-CAC. Na página, o extrato da declaração estará disponível e a pessoa poderá ver se há inconsistências de dados. Caso houver, é possível fazer a autorregularização, através da entrega de uma declaração retificadora.

Coronavírus: Declaração do Imposto de Renda 2020 é prorrogada

Programa para fazer Declaração do Imposto de Renda já está disponível

A consulta pode ser feita ainda pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets. Através da ferramenta, o contribuinte consulta diretamente nas bases de dados da Receita as informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral.

O calendário de restituições foi antecipado para maio este ano, e a quantidade de lotes foi reduzida de sete para cinco. O objetivo é tentar minimizar os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O pagamento deste primeiro lote está marcado para 29 de maio. No total, 901.077 contribuintes irão receber nesta primeira leva, o que corresponde a R$ 2 bilhões. O primeiro lote contempla 133.171 idosos acima de 80 anos, 710.275 contribuintes entre 60 e 79 anos e 57.631 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave.

Já o pagamento do último lote está programado para 30 de setembro. O prazo de entrega das declarações de 2020 termina em junho. Em 2019, as restituições começaram no dia 17 de junho e seguiram até 16 de dezembro.

A Receita Federal informou que este ano o pagamento da restituição será no último dia útil de cada mês, ao contrário do que era realizado em anos anteriores, quando o crédito era feito no dia 15 de cada mês. A restituição fica disponível no banco durante um ano.

Problemas com o recebimento?

O contribuinte que não receber o crédito da restituição poderá entrar em contato com a Central de Atendimento da Receita no número 4004.0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. O contribuinte também pode contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil.

*Com informações da Agência Brasil