menu

Veja os índices de barragens de Pernambuco

Algumas barragens tiveram mudança em seus índices após chuvas na região

Barragem Pedro Moura Júnior
Barragem Pedro Moura Júnior (Jefferson Nascimento)

Muitas barragens do interior de Pernambuco seguem com novos índices após as chuvas que estão atingindo fortemente todo o estado. Segundo informações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), barragens como a Pedro Moura Júnior estão próximas de transbordar.

Veja índices de algumas barragens:

Prata

O reservatório, que fica em Bonito, tem capacidade máxima de 39.544 metros cúbicos e atingiu 63,10% da sua capacidade.

Pedro Moura Júnior

O reservatório, localizado em Belo Jardim, atingiu 96, 62% da sua capacidade máxima. Segundo a Compesa, o nível de acumulação é acompanhado diariamente. Em caso de fortes chuvas, pode ocorrer o alagamento de águas ribeirinhas.

Confira a nota da Compesa: "A barragem de Pedro Moura Junior, em Belo Jardim, está com 96% de sua capacidade máxima, nível de acumulação que é acompanhando diariamente pela Compesa e que tem dado conhecimento às prefeituras sitiadas à jusante da barragem.

Vale ressaltar que o vertimento de barragem é um procedimento normal em reservatórios de usos múltiplos. O volume excedente de água extravasa pelo seu vertedouro, também conhecido como sangradouro. Esse equipamento é construído nos reservatórios para transportar naturalmente o excesso de água acumulada de modo seguro para o leito do rio.

A água extravasada irá ocupar o leito natural do rio, o que naturalmente provoca o aumento no seu nível. Em caso de fortes chuvas, essa situação pode ocasionar alagamento nas áreas ribeirinhas. Esse acompanhamento é de responsabilidade das prefeituras que devem, por meio de suas respectivas Defesas Civis, alertar as comunidades ribeirinhas, principalmente àquelas que ao longo dos últimos anos de estiagem ocuparam o leito expandido do rio Ipojuca, para a possibilidade do aumento do nível de água".

Jucazinho

O manancial, localizado em Surubim, tem capacidade máxima de 204.821 e chegou a 32,81% da sua capacidade.

*Fonte: Compesa

Veja índices de mais barragens de Pernambuco

Aviso da APAC

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu mais um aviso meteorológico na manhã desse domingo (24) alertando para a possibilidade de chuvas fortes em Pernambuco. O alerta tem validade até esta segunda-feira (25). De acordo com a APAC, a previsão do tempo indica chuva com intensidade moderada a forte na Zona da Mata (Norte e Sul), Região Metropolitana do Recife e Agreste do estado.