Água

Veja os índices de barragens de Pernambuco

Algumas barragens tiveram mudança em seus índices após chuvas na região

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 25/05/2020 às 10:58
Jefferson Nascimento
FOTO: Jefferson Nascimento

Muitas barragens do interior de Pernambuco seguem com novos índices após as chuvas que estão atingindo fortemente todo o estado. Segundo informações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), barragens como a Pedro Moura Júnior estão próximas de transbordar.

Veja índices de algumas barragens:

Prata

O reservatório, que fica em Bonito, tem capacidade máxima de 39.544 metros cúbicos e atingiu 63,10% da sua capacidade.

Pedro Moura Júnior

O reservatório, localizado em Belo Jardim, atingiu 96, 62% da sua capacidade máxima. Segundo a Compesa, o nível de acumulação é acompanhado diariamente. Em caso de fortes chuvas, pode ocorrer o alagamento de águas ribeirinhas.

Confira a nota da Compesa: "A barragem de Pedro Moura Junior, em Belo Jardim, está com 96% de sua capacidade máxima, nível de acumulação que é acompanhando diariamente pela Compesa e que tem dado conhecimento às prefeituras sitiadas à jusante da barragem.

Vale ressaltar que o vertimento de barragem é um procedimento normal em reservatórios de usos múltiplos. O volume excedente de água extravasa pelo seu vertedouro, também conhecido como sangradouro. Esse equipamento é construído nos reservatórios para transportar naturalmente o excesso de água acumulada de modo seguro para o leito do rio.

A água extravasada irá ocupar o leito natural do rio, o que naturalmente provoca o aumento no seu nível. Em caso de fortes chuvas, essa situação pode ocasionar alagamento nas áreas ribeirinhas. Esse acompanhamento é de responsabilidade das prefeituras que devem, por meio de suas respectivas Defesas Civis, alertar as comunidades ribeirinhas, principalmente àquelas que ao longo dos últimos anos de estiagem ocuparam o leito expandido do rio Ipojuca, para a possibilidade do aumento do nível de água".

Jucazinho

O manancial, localizado em Surubim, tem capacidade máxima de 204.821 e chegou a 32,81% da sua capacidade.

*Fonte: Compesa

Veja índices de mais barragens de Pernambuco

Aviso da APAC

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu mais um aviso meteorológico na manhã desse domingo (24) alertando para a possibilidade de chuvas fortes em Pernambuco. O alerta tem validade até esta segunda-feira (25). De acordo com a APAC, a previsão do tempo indica chuva com intensidade moderada a forte na Zona da Mata (Norte e Sul), Região Metropolitana do Recife e Agreste do estado.