Retomada

Miguel Coelho anuncia plano de reabertura das atividades econômicas em Petrolina

Prefeitura afirmou que cidade sertaneja deverá ser a primeira de Pernambuco a reabrir

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/05/2020 às 16:14
Alexandre Justino
FOTO: Alexandre Justino

O prefeito de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, Miguel Coelho, irá anunciar as etapas de liberação do comércio e outros segmentos econômicos no município. De acordo com a prefeitura, a cidade sertaneja deve ser a primeira do Estado a iniciar a reabertura gradual das atividades econômicas, após entendimento com o governador Paulo Câmara (PSB). O plano será divulgado nesta sexta-feira (29), às 17h, em coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais do gestor do município.

Ainda segundo a prefeitura, o planejamento já havia sido feito, mas a liberação das atividades dependia de autorização do Governo de Pernambuco, que decretou a suspensão das atividades do comércio e outros setores da economia devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

"Agradeço ao governador pela sensibilidade de atender nosso pleito. Desde o começo da pandemia, fizemos todas as medidas de controle social, segurança e prevenção em saúde. Investimos na prevenção, na testagem, e numa grande estrutura de atendimento médico. A prioridade sempre foi e continua sendo salvar vidas. Mas precisamos enfrentar também os duros efeitos econômicos e sociais da pandemia", declarou o prefeito.

Miguel Coelho defendeu a autonomia do município sobre a decisão de liberar as atividades. De acordo com ele, o processo só será possível porque Petrolina tem o quadro de contaminação da doença diferente de cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), que concentra a maioria dos casos do estado. "Já vínhamos sentindo as condições para uma reabertura gradativa, mas não podíamos fazer isso sem anuência do Governo do Estado. Agora vamos providenciar essa retomada com segurança sanitária e todas as medidas necessárias para proteger a população".

Covid-19 em Petrolina

Petrolina registra 228 casos de infecção pela covid-19, com sete mortes. Destes, 164 casos foram confirmados através de testes rápidos adquiridos pela prefeitura e 64 diagnosticados por exame laboratorial. Outras 89 estão recuperadas da doença.

Na última segunda-feira (25), um hospital de campanha foi inaugurado no Centro Dom Carmelo, no bairro Pedra do Bode, imóvel cedido pela Diocese. A estrutura conta com 100 leitos, destinados a pacientes em estágio intermediário da doença.

O primeiro paciente foi recebido na noite da terça (26); trata-se de um homem de 68 anos que aguarda o resultado do exame. Ele foi atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) com quadro de tosse seca, febre e desconforto respiratório. O estado de saúde é estável.