Veículos

Detran prorroga prazos para porte do CRLV 2019; veja novo calendário

Motivo é a pandemia do novo coronavírus

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/05/2020 às 10:37
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) prorrogou os prazos para que os condutores de veículos possam portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2019.

Em portaria publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial do Estado, o Detran explica que a operacionalização total dos serviços prestados pelo órgão está temporariamente impossibilitada por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O Diário oficial informa que o controle das taxas e impostos referentes ao licenciamento de veículos usados envolve não só o Detran mas todos os órgãos de trânsito e a Secretaria da Fazenda. Além disto, a portaria diz que há necessidade de um prazo maior para que os condutores dos veículos possam quitar os encargos e para que o CRLV do exercício vigente (2020) seja emitido.

A impressão do documento do carro ou moto só é feita após o pagamento pelo proprietário de todas as taxas (licenciamento, bombeiros e seguro obrigatório-DPVAT, além de multas vencidas até a data do prazo limite do calendário).

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular sem o CRLV ou com o documento vencido é infração gravíssima e gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O valor da multa é de R$ 293,47. O veículo também pode ser removido para depósito.

O novo calendário de porte do CRLV 2019 segue o algarismo final da placa de identificação do veículo.

Confira:

Algarismo final da placaPrazo final para portar o CRLV 2019
1 e 2Até julho
3, 4 e 5Até agosto
6, 7 e 8Até setembro
9 e 0Até outubro