A lista de pacientes confirmados ou com suspeita da covid-19 que aguardam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública de saúde diminuiu em Pernambuco. De acordo com o secretário estadual e Saúde, André Longo, não há mais fila para leitos de enfermaria, e a fila para leitos de UTI está menor do que 60 pacientes. Há um mês, este número era de 300 pessoas. "Mas isso não nos permite relaxar", alerta.
- Caruaru tem 583 casos confirmados de coronavírus; mortes chegam a 49
- Taxa de contágio do coronavírus abaixo de 1 sugere estabilização da doença em Pernambuco
- Covid-19: Serra Talhada contabiliza 124 confirmados e quatro óbitos
- Prefeitura de Serra Talhada amplia testagem da população para mapeamento da covid-19
- Pernambuco confirma 450 novos casos da covid-19 nesta segunda
Durante coletiva de imprensa nessa segunda-feira (1º), Longo atribuiu esta diminuição à ampliação da capacidade instalada de leitos de UTI e à estabilidade no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no Estado.
"Em média, os pacientes (com covid-19) ficam cerca de 15 dias em leito de UTI. Há casos de alguns que só se recuperam após 30 dias. As pessoas vão se recuperando e têm alta, o que vai fazendo o giro de leitos, permitindo que outras pessoas ocupem essas vagas. Isso ocorre diariamente. À medida em que temos uma diminuição da procura por nossas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), pelas unidades de emergência, temos conseguido girar mais leitos para atender quem chega a nossas unidades e precisa de vagas de terapia intensiva", explicou o secretário.
Taxa de ocupação
De acordo com a Central Estadual de Regulação Hospitalar, a taxa de ocupação dos leitos públicos para pacientes confirmados e suspeitos da covid-19 está em 80% (média). A ocupação dos leitos de UTI está em 97% e dos de enfermaria, 70%. Pernambuco tem 672 leitos de UTI e 827 de enfermaria.
Número de casos
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou na segunda-feira (1º) 450 novos casos de infecções pelo novo coronavírus. Destes, 199 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 251 como casos leves.
No total, o Estado tem 34.900 casos confirmados (14.535 graves e 20.365 leves). Nesta segunda, foram confirmadas ainda 68 mortes pela covid-19. Pernambuco agora tem, portanto, 2.875 mortes pela doença.