Boletos

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem 2020 é prorrogado

Provas foram adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/06/2020 às 16:01
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O prazo para pagar o boleto da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, com o valor de R$ 85, foi prorrogado para o dia 10 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Enem 2020 é adiado devido à pandemia do novo coronavírus

Coronavírus: UPE adia provas do SSA para 2021

A data de vencimento dos boletos era a última quinta-feira (28), mas o período para pagamento foi estendido devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os novos boletos estarão disponíveis na Página do Participante a partir desta quarta (3). Quem já havia imprimido o documento precisará gerar um novo boleto.

De acordo com o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já realizaram o pagamento e tiveram as inscrições confirmadas. Outros 300 mil inscritos ainda devem efetuar o pagamento para confirmar a participação.

Quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se enquadrar nos perfis previstos nos editais do Enem, terá a isenção automática, a partir da análise dos dados declarados no sistema. A regra se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência.

Adiamento das provas

No mês passado, o Ministério da Educação anunciou o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia. Antes, as provas seriam aplicadas nos dias 1º e 8 de novembro (impressa) e 22 e 29 de novembro (digital).

A prova

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira - inglês ou espanhol.

*Com informações da Agência Brasil