Inep

Enem 2020 é adiado devido à pandemia do novo coronavírus

Provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois das datas marcadas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/05/2020 às 15:35
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta quarta-feira (20) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi adiado. A previsão é que a prova seja realizada de 30 a 60 dias depois das datas marcadas, ou seja, em dezembro ou janeiro.

"Atento às demandas da sociedade e manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Enem 2020, o Inep e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital", diz a nota do Inep.

As inscrições continuam abertas até a próxima sexta-feira (22). Pela manhã, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou que os candidatos que se inscreveram para fazer a prova poderão participar de uma consulta na internet na "Página do Participante", com a senha individual.

Nessa terça-feira (19), o Senado aprovou um projeto de lei que adia o Enem. Foram 75 votos favoráveis e um contrário, do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente da República. O projeto não estabelece um novo prazo para a realização das provas. A data dependerá da situação da pandemia no País. O texto seguirá para a Câmara.

A aplicação das provas do Enem 2020 estava marcada para 1º e 8 de novembro (impressa) e 22 e 29 de novembro (digital). Não há mais vagas para inscrições no Enem Digital, cujas 101,1 mil vagas se esgotaram na semana passada. Os candidatos inscritos neste formato irão fazer as provas no computador, em laboratórios de informática em instituições de ensino no país, sob a supervisão de fiscais.

A estrutura da prova digital é a mesma da impressa: 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, além de uma redação.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e o boleto deve ser pago até o dia 28 de maio. Por causa da pandemia da covid-19, a isenção do pagamento da taxa será concedida para todos os que preencherem os requisitos, independentemente do pedido formal.

Justiça

A realização das provas do Enem tem sido alvo de questionamento na Justiça. Na segunda (18), a Defensoria Pública da União (DPU) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região pedindo que a decisão de manter o exame durante a pandemia seja revista.

Em abril, o órgão chegou a conseguir uma liminar favorável ao adiamento das provas, mas a medida foi derrubada pelo desembargador Antônio Cedenho, atendendo a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).