A Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tem 23 detentos com diagnóstico positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), todos eles estão em isolamento na unidade. Há ainda cinco casos em investigação, e estes presos também estão isolados dos demais.
Segundo a Seres e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), desde o início da epidemia foram identificados 173 casos da covid-19 em pessoas privadas de liberdade no Estado, sendo 11 mulheres e os demais homens. Os pacientes têm idades entre 18 e 80 anos. Dos confirmados, 115 já se recuperaram, quatro morreram e os outros seguem em isolamento. O governo informou ainda que 59 presos com sintomas gripais estão sendo monitorados em áreas isoladas nas unidades prisionais.
Atendimento
Um conjunto de medidas foi implantado pelas secretarias para controlar a infecção nos presídios. Os detentos que apresentam sintomas são acompanhados pelos profissionais de saúde das equipes de Atenção Primária Prisional (EAPPs) da SES-PE. Em caso de agravamento da doença, os presos são encaminhados para uma unidade de referência da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
O funcionamento das Unidades Básicas de Saúde Prisional também foi ampliado para atender os detentos nos fins de semana e feriados, quando necessário.