Contaminação

Penitenciária de Caruaru tem 23 casos do novo coronavírus

Detentos infectados estão isolados dos outros na unidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/06/2020 às 11:58
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tem 23 detentos com diagnóstico positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), todos eles estão em isolamento na unidade. Há ainda cinco casos em investigação, e estes presos também estão isolados dos demais.

Segundo a Seres e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), desde o início da epidemia foram identificados 173 casos da covid-19 em pessoas privadas de liberdade no Estado, sendo 11 mulheres e os demais homens. Os pacientes têm idades entre 18 e 80 anos. Dos confirmados, 115 já se recuperaram, quatro morreram e os outros seguem em isolamento. O governo informou ainda que 59 presos com sintomas gripais estão sendo monitorados em áreas isoladas nas unidades prisionais.

Atendimento

Um conjunto de medidas foi implantado pelas secretarias para controlar a infecção nos presídios. Os detentos que apresentam sintomas são acompanhados pelos profissionais de saúde das equipes de Atenção Primária Prisional (EAPPs) da SES-PE. Em caso de agravamento da doença, os presos são encaminhados para uma unidade de referência da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

O funcionamento das Unidades Básicas de Saúde Prisional também foi ampliado para atender os detentos nos fins de semana e feriados, quando necessário.