Prova

Taxa de inscrição do Enem 2020 deve ser paga até esta quarta

Provas foram adiadas; novas datas ainda não foram anunciadas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/06/2020 às 10:43
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 têm até esta quarta-feira (10) para pagar a taxa de inscrição. O valor de R$ 85 pode ser quitado em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. A inscrição só será confirmada após o pagamento. Os estudantes que se enquadram nos critérios de isenção não precisam pagar a taxa.

De acordo com o Ministério da Educação, a gratuidade da inscrição foi concedida a 4,8 milhões de participantes, sem a necessidade do pedido formal. O procedimento deste ano levou em consideração a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser gerada na Página do Participante, no site do Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lembra aos participantes que é preciso observar o horário e as regras dos correspondentes bancários, para não correr o risco de perder o prazo de pagamento.

O Enem 2020, que teve as provas adiadas, recebeu 6,1 milhões de inscrições. Destas, 5,7 milhões já estão confirmadas, ou seja, o pagamento da taxa já foi efetuado. Uma consulta virtual será realizada com os inscritos para definir quando as provas impressa e digital serão aplicadas. As provas foram adiadas no mês passado, por causa da pandemia. Antes, a aplicação seria nos dias 1º e 8 de novembro (impressa) e 22 e 29 de novembro (digital).

As pessoas que solicitaram atendimento especializado receberão os resultados na próxima sexta-feira (12). A publicação será feita na Página do Participante. Quem tiver o pedido indeferido poderá interpor recurso de 15 a 19 de junho.

A prova

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira - inglês ou espanhol.

Quem tiver dúvidas sobre o Enem pode entrar em contato com o serviço Fale Conosco do Inep, no autoatendimento online ou no número 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).

*Com informações da Agência Brasil