As pessoas que recebem o auxílio emergencial através da Poupança Social Digital Caixa precisam baixar um aplicativo no celular para conseguir movimentar o dinheiro. A partir da data de recebimento, só é possível utilizar os recursos desta forma, até chegar a data do saque.
> Bolsonaro assina prorrogação do auxílio emergencial de R$ 600; confira
Usando o aplicativo Caixa Tem, não é necessário ir até uma agência para fazer compras, pagar contas e boletos, entre outros serviços. Algumas pessoas, porém, não têm tanta familiaridade com os aplicativos de celular e podem ficar confusas sobre como movimentar o dinheiro.
- Bolsa Família já tem calendário da terceira parcela do auxílio emergencial
- Auxílio emergencial: 4,9 milhões recebem primeira parcela a partir desta terça
- Saque do auxílio emergencial é liberado para todos os aprovados
- Beneficiários que receberam 1ª parcela do auxílio emergencial até 30 de abril aguardam novo calendário
- Auxílio emergencial: Caixa divulga calendário da primeira parcela para novos aprovados
- Calendário da terceira parcela do auxílio emergencial deve sair na próxima semana
Para baixar o aplicativo, você precisará acessar a loja virtual do sistema operacional do seu celular. No caso de Android, a Google Play Store e no caso do iOS, a App Store.
> Saque do auxílio emergencial é liberado para todos os aprovados
> Bolsa Família já tem calendário da terceira parcela do auxílio emergencial
Também é possível acessar o atalho para baixar o aplicativo através do aplicativo do Auxílio Emergencial. No mesmo local em que você acessa para acompanhar a solicitação, vai aparecer um botão "Acessar Caixa Tem", assim que o benefício for aprovado.
Depois de instalar o Caixa Tem no seu celular, abra o aplicativo e clique em "Sou beneficiário". Digite o número do seu CPF e clique em continuar. Em seguida, digite o código que foi enviado para o seu celular através de SMS e clique em continuar. Sob nenhuma hipótese compartilhe este número. Clique em continuar novamente.
Na próxima tela, você precisará acessar o Login Caixa. Se você já tiver feito este login em outros aplicativos, como o do FGTS ou o Habitação Caixa, a senha é a mesma. Se não, clique em "Cadastre-se". Nesta etapa, você vai precisar informar alguns dados pessoais como nome completo, data de nascimento, email, entre outros.
Ao final, você precisará criar uma senha e confirmar o email indo até a caixa de entrada e clicando em um link enviado pela Caixa. Depois disto, faça o login com o email e a senha que você criou. Você precisará informar mais alguns dados e em seguida será direcionado para a página principal do Caixa Tem.
Clique em Auxílio Emergencial e em seguida em "Consultar o auxílio na poupança digital". Informe novamente seus dados e continue. Um outro código de segurança será enviado para o seu celular. Você precisará também escolher um nome para identificar seu dispositivo, que pode ser a marca ou o modelo do celular, por exemplo. Clique em continuar.
Na próxima tela, clique em "Consultar a minha Poupança Social Digital". Você poderá consultar o saldo, extrato, fazer compras e pagamentos.
Confira no vídeo
Cartão de débito virtual
Quem recebe pela Poupança Social Digital pode emitir o cartão de débito virtual para fazer compras na internet e em sites e aplicativos que aceitam débito. A emissão é gratuita e a compra é debitada diretamente da conta, sem a necessidade de sair de casa.
Para gerar o cartão, o beneficiário só precisa acessar o aplicativo e selecionar a opção Cartão de Débito Virtual, na tela inicial, e seguir o passo a passo. Depois disso, o aplicativo envia a imagem do cartão com os dados para o usuário usar na internet.
Para usar o cartão, é preciso apenas informar os dados nos sites e aplicativos que aceitam operações no débito. Em cada transação, é gerado um código de segurança.
Compra com maquininhas de cartão
Quem recebe pela poupança digital também pode fazer compras através das maquininhas de cartão, em estabelecimentos físicos habilitados.
O processo funciona através da leitura de um QR Code, que é gerado pelas maquininhas das lojas. Esta funcionalidade só é possível em celulares com câmera, já que a leitura do código é feita através dela.
Quando o cliente seleciona a opção "Pague na maquininha", no app Caixa Tem, a câmera abre automaticamente. O usuário precisa apontar o celular para o código da maquininha e confirmar a operação.