Energia elétrica

Celpe agora permite que usuário faça a leitura do medidor de energia

Leitura do medidor deve ser enviada para Celpe para que o cálculo da conta de energia seja feito

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 16/06/2020 às 10:56
Divulgação/Celpe
FOTO: Divulgação/Celpe

A Celpe está permitindo que o próprio usuário faça a leitura do seu medidor de energia e envie para a empresa o resultado dessa aferição para que seja feito o cálculo da conta de energia. Segundo a Celpe, o objetivo é permitir que donos de imóveis residenciais fechados ou casas de veraneio possam informar a leitura real dos contadores. Residências ocupadas também poderão fazer a autoleitura.

Quando o usuário não pode fazer a leitura, o cálculo utiliza a média de consumo dos últimos 12 meses. “Basta informar a leitura na área de serviços do site de cada uma das nossas distribuidoras no dia que antecede a data prevista a próxima visita do leiturista em sua residência, descrita na fatura de energia do mês anterior”, explica a gerente de Leitura da Neoenergia, Rosane Patarra.

Além disso, segundo a Celpe, essa autoleitura pode também ajudar a diminuir a transmissão do coronavírus porque assim não é necessário que o leiturista vá até as casas.

O usuário deve acessar o site da Celpe para enviar os dados. No espaço de serviços, deve-se acessar a opção Consumo e Fornecimento. Depois, clique em "informação de leitura". Para isso, será necessário digitar o número da conta-contrato, além de informar a data que visualizou a leitura do medidor e digitar os números do visor do medidor.

Depois, o usuário deve clicar em "Solicitar" e receberá o protocolo.