Retomada

Shoppings reabrem a partir desta segunda-feira em Pernambuco

Estabelecimentos deve retomar com 30% da capacidade e em horário reduzido

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 18/06/2020 às 12:05
Guga Matos/JC Imagem
FOTO: Guga Matos/JC Imagem

A partir da próxima segunda-feira (22), os shoppings centers vão poder reabrir com 30% da capacidade e em horário reduzido, das 9h às 18h, em Pernambuco. As demais lojas de varejo de rua também vão voltar as funcionar, das 9h às 18h, horário já definido para as lojas de até 200 metros quadrados, que reabriram no começo da semana.

85 municípios municípios da Zona da Mata e Agreste não poderão reabrir. Eles continuarão sendo monitorados e não estão autorizados a ampliar as regras de flexibilização das atividades econômicas. De acordo com o governo, as cidades que ficam nas regiões de saúde de Caruaru, Garanhuns, Palmares e Goiana não mostraram a mesma tendência de queda no número de novos casos do novo coronavírus como no restante do Estado, e apresentaram aumento na demanda por leitos de terapia intensiva. Veja a lista das cidades que não podem reabrir o comércio.

Mais uma etapa do Plano de Monitoramento e Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 está avançando. A construção civil, que estava operando com 50% de sua carga operacional desde o dia 8, agora funcionará com 100% do seu efetivo.

Em relação aos shoppings, o acesso às áreas comuns deve ser controlado pela administração. Só poderá haver um cliente para cada dez metros quadrados de área. Praças de alimentação só podem funcionar para delivery e coleta. Dentro das lojas, a regra é 20 metros quadrados por cliente.

As orientações sobre funcionamento do comércio varejista e atacadista, construção civil, serviços médicos, salões de beleza, serviços de estética, concessionárias e empresas de locação estão disponíveis para consulta na internet.