Plano de Convivência com a Covid-19

Shoppings e igrejas reabrem nesta segunda em Pernambuco; veja

Outros setores reabrirão, seguindo o Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 20/06/2020 às 10:00
Bruno Campos/TV Jornal
FOTO: Bruno Campos/TV Jornal

Na próxima segunda-feira (22), mais setores reabrirão em Pernambuco conforme o cronograma do “Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19”. Dessa vez, reabrem os shopping centers, igrejas e templos e também as lojas de varejo de rua de mais de 200 metros quadrados.

Os shoppings centers vão poder reabrir com 30% da capacidade e em horário reduzido, das 9h às 18h. As demais lojas de varejo de rua também vão voltar as funcionar, das 9h às 18h, horário já definido para as lojas de até 200 metros quadrados, que reabriram no começo dessa semana.

O acesso às áreas comuns dos shoppings deve ser controlado pela administração. Só poderá haver um cliente para cada dez metros quadrados de área. Praças de alimentação só podem funcionar para delivery e coleta. Dentro das lojas, a regra é 20 metros quadrados por cliente.

As igrejas e templos religiosos também voltarão a funcionar na segunda, de forma gradual. Inicialmente, o público será limitado a 30% da capacidade do templo. Só será possível um limite de 50 pessoas nas igrejas com capacidade de até mil lugares e 300 pessoas para os locais com mais de mil lugares disponíveis.

Será preciso adotar um intervalo entre as celebrações, de no mínimo três horas, para evitar aglomerações e para garantir a limpeza efetiva do ambiente. Além disso, para entrar no local, o fiel deve estar usando máscara.

Apesar disto, 85 municípios municípios da Zona da Mata e Agreste não poderão reabrir nenhuma destas atividades. Eles continuarão sendo monitorados e não estão autorizados a ampliar as regras de flexibilização das atividades econômicas. De acordo com o Governo do Estado, a justificativa é que os números da covid-19 ainda não estão estabilizados. Veja a lista das cidades que não podem reabrir o comércio.

Municípios poderão decidir reabertura de praias e parques

A regulamentação do acesso a praias, parques e calçadões ficará a cargo dos municípios, de acordo com decreto assinado na sexta-feira (19) pelo governador de Pernambuco. Apesar disto, no que se refere às praias, o documento vale apenas para as cidades localizadas na Região Metropolitana do Recife.

Nas cidades do litoral Sul e Norte, o acesso às praias segue proibido, já que segundo o governo não há estabilização dos números da covid-19. A determinação começa a valer neste sábado (20).

Reabertura de restaurantes e bares é antecipada

reabertura dos restaurantes e bares de Pernambuco será adiantada em uma semana. De acordo com o cronograma do governo estadual, o setor estava previsto para voltar a partir de 13 de julho com 50% da capacidade. A retomada do setor deve começar em 6 de julho.