Dados

Pernambuco tem apenas uma cidade sem casos da covid-19, revela pesquisa

Manari, no Sertão, não tem casos confirmados da doença

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/06/2020 às 16:52
Reprodução/Site da Fundaj
FOTO: Reprodução/Site da Fundaj

Uma pesquisa realizada pelo Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) revelou que apenas uma cidade de Pernambuco não tem casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com o estudo, 103 dias (pouco mais de 3 meses) após o primeiro caso, registrado no Recife, só Manari, município localizado no Sertão do Estado, não tem confirmações da covid-19.

O levantamento é feito a partir dos dados informados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e pelas secretarias municipais de Saúde. Um mapa com o panorama da pandemia no Estado é atualizado constantemente pelos pesquisadores, que identificaram 12 cidades que não constavam nos informes epidemiológicos da SES. Como há diferenças entre os números informados pelo Estado e pelos municípios, os pesquisadores decidiram investigar de forma mais aprofundada os municípios que constavam como não contaminados.

Dos 12 que não apareciam nos números da SES-PE, 10 deles já tinham casos confirmados, de acordo com os sites das prefeituras. Para descobrir se os dois municípios restantes - Manari e Mirandiba - tinham casos confirmados, os pesquisadores acionaram as prefeituras e secretarias municipais de Saúde por telefone. Desta forma, o estudo constatou que Mirandiba, com 15.390 habitantes, já apresenta uma morte suspeita de covid-19. Já Manari, que tem 21.434 habitantes, tem casos sob investigação.

Residentes do Estado

A Fundaj mapeia os casos confirmados de residentes no Estado, descontando dos informes os oriundos de outros estados e países, além dos que têm origem ignorada. O estudo mostra que são 52.025 casos confirmados e 4.234 óbitos, nesta segunda-feira (22).

Ainda de acordo com o levantamento, os últimos municípios a serem contaminados foram Belém de Maria, Calçado, Dormentes, Granito, Iati, Moreilândia, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista e Solidão e Mirandiba. O número de habitantes nestas cidades variam entre 6.007 (Solidão) e 41.931 (Santa Maria da Boa Vista).

"As pandemias fazem parte da história da humanidade, sendo responsáveis por importantes mudanças no processo civilizatório, mas nunca sua difusão no território ocorreu de maneira tão veloz", destacou o pesquisador do Cieg da Fundaj e coordenador responsável pelo Painel, Neison Freire.

É possível acessar os dados no site da Fundaj, na aba "Mapeamento da Covid-19 em Pernambuco".