Coronavírus

Secretário de Saúde de Caruaru aponta estabilização dos números da covid-19

Cidade tem 1.534 casos confirmados da doença

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/06/2020 às 11:55
Reprodução/YouTube
FOTO: Reprodução/YouTube

O secretário municipal de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Francisco Santos, apresentou nesta segunda-feira (22) os dados do novo coronavírus (covid-19) na cidade. De acordo com ele, a partir da última semana de maio é possível perceber a estabilização do número de casos e óbitos no município.

Segundo os números apresentados em coletiva de imprensa online, a partir da queda do isolamento social, houve um aumento de casos confirmados em jovens, que depois passaram para os idosos. Por isto, na semana passada houve aumento de casos entre pessoas idosas.

O secretário revelou ainda que houve aumento nos atendimentos da UPA Respiratória de pessoas com sintomas gripais devido ao clima, com a chegada do inverno, mas que mesmo assim os números estão em um patamar de estabilização.

De acordo com o secretário, atualmente a ocupação dos leitos de enfermaria está em menos de 50% no Hospital Manoel Afonso. Francisco Santos classificou a perspectiva geral como positiva.

Após o município ultrapassar as 100 mortes pela covid-19, a prefeita Raquel Lyra se solidarizou com as famílias e fez um apelo para que as pessoas utilizem máscaras ao sair de casa. "Não garante 100% de imunidade, por isso a primeira medida é o 'fique em casa'. Se precisar sair, é fundamental o uso de máscaras e a higienização das mãos, além do distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas", destacou.

A prefeita anunciou ainda a ativação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Manoel Afonso, a partir da primeira quinzena de julho, exclusivos para o atendimento de pacientes com covid-19.

Número de casos

Atualmente, Caruaru tem 1.534 casos confirmados do novo coronavírus, com 106 óbitos. Dos confirmados, 151 estão em isolamento domiciliar, 23 estão internados em unidades de saúde e 1.254 estão recuperados da doença. Além disto, há 345 casos em investigação, incluindo quatro óbitos suspeitos da covid-19. No total, foram realizados 4.974 testes no município, entre moleculares e rápidos.

São João

Também na coletiva de imprensa, a prefeita confirmou que o feriado de São João, na próxima quarta-feira (24), está mantido, e pediu que as pessoas comemorem em casa, já que as festas de rua estão proibidas. "Arrume de bandeirinhas, de balões, use sua camisa xadrez. Invente algo novo com as crianças. Vamos fazer uma celebração em casa, sem aglomeração", disse.

É importante lembrar que o acendimento de fogueiras e uso fogos de artifício foi proibido pela prefeitura.