Decreto

Prefeita de Caruaru e prefeito de Bezerros falam sobre quarentena nas cidades

Apenas os serviços essenciais poderão funcionar nestas cidades durante 10 dias

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/06/2020 às 11:36
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito de Bezerros, Breno Borba (PSB), reagiram na noite de terça-feira (23) ao decreto estadual que determina a quarentena mais rígida nas duas cidades do Agreste pernambucano.

Raquel Lyra afirmou que a decisão foi tomada de forma unilateral e disse que vê a decisão com preocupação, já que Caruaru não é isolada das cidades vizinhas, que compreendem, juntas, cerca de 2 milhões de habitantes.

Quarentena em Caruaru e Bezerros: entenda o que pode funcionar

A prefeita também disse que participou de três reuniões com o Governo do Estado e mesmo assim não entendeu os critérios adotados para a reabertura de setores da economia sem levar em conta o contexto da região.

Veja a nota divulgada

"A Prefeitura de Caruaru informa que, assim como tem feito até o momento, continuará seguindo os Decretos do Governo do Estado. Ao longo do período de pandemia, o município tem tomado diversas medidas para enfrentar a propagação da Covid-19. Contudo, por não se tratar de uma cidade isolada e ter conexões com vários outros municípios, existe uma movimentação de pessoas entre toda a região, que compreende cerca de 2 milhões de habitantes.

A Prefeitura reforça que vem trabalhando nos protocolos de segurança para a reabertura do comércio local. Na última semana, a gestão municipal encaminhou um ofício solicitando uma reunião com o Governo do Estado. Contudo, após este diálogo, o Governo de Pernambuco decidiu, de forma unilateral, retroceder nas estratégias do plano de reabertura no município, tratando Caruaru de forma isolada, sem levar em conta o contexto da região.

É importante reforçar que a Prefeitura de Caruaru continuará, como sempre fez durante todo esse período, cuidando da população. Diante da decisão do Governo do Estado, a Prefeitura de Caruaru esclarece que não entende os critérios que estão sendo seguidos para tal decisão, mas continuará acatando o Decreto".

O prefeito de Bezerros, Breno Borba disse que preocupa-se, mas entende que as medidas são necessárias para tentar frear a contaminação por coronavírus.

"Amigos, na tarde de hoje, fomos comunicados pelo governo do Estado sobre as novas medidas que serão adotadas nas cidades de Bezerros e Caruaru. Muito me preocupa, mas sabemos que são medidas para salvar vidas. Vi nos últimos dias o afrouxamento do isolamento social, mesmo com a pandemia ainda assolando nosso País. Peço mais uma vez: fiquem em casa! Vamos obedecer as medidas nesses dez dias que as novas determinações estarão vigorando, para assim garantirmos nosso futuro e de quem amamos", disse o prefeito.