Enquanto em Caruaru, no Agreste pernambucano, está sendo adotada a quarentena, Santa Cruz do Capibaribe tem um movimento grande na manhã desta segunda-feira (29). Em frente ao Moda Center Santa Cruz é possível ver uma movimentação de compradores e vendedores.
Muitas pessoas passam pelo local e filas de veículos traziam os clientes. Há comercialização sendo realizada em barracas e veículos. Formou-se uma grande aglomeração no local. Na entrada do Moda Center tem um aviso sobre a suspensão das lojas por causa da pandemia do coronavírus, informando que o estacionamento deve funcionar apenas para entregas de mercadorias como ponto de coleta.
> "Estamos prontos", diz Raquel Lyra sobre reabertura das atividades econômicas
> Mesmo durante quarentena, sulanqueiros comercializam próximo ao Parque 18 de Maio em Caruaru
Às margens da BR-104, próximo a entrada da cidade, vários sulanqueiros vendiam seus produtos.
Veja o vídeo da movimentação em Santa Cruz:
Em Toritama, também no Agreste do estado, há uma movimentação grande de veículos, mas não há pessoas comercializando nos entornos do Parque das Feiras. A feira do município ocorreu nesse domingo (28).
Em Caruaru
O centro de Caruaru estava com pouco movimento na manhã desta segunda-feira (29). Durante a quarentena mais rígida que está sendo adotada no município até 5 de julho, viaturas da polícia estão no local para impedir a passagem de veículos e fiscalizar o comércio.
Mesmo durante a quarentena, alguns sulanqueiros venderam produtos no entorno do Parque 18 de Maio na manhã desta segunda-feira. Na avenida Gregório de Matos as mercadorias estavam sendo vendidas dentro de carros com porta-malas abertos, mesmo com as barreiras da Polícia Militar e dos bloqueios do Detran.
A quarentena começou na última sexta-feira (26) em Caruaru e Bezerros com o objetivo de aumentar o isolamento social e diminuir a transmissão do coronavírus nesses municípios.
Caruaru e outras 84 cidades ainda não poderão abrir comércio
O Governo de Pernambuco divulgou no dia 11 de junho que 85 municípios do Agreste e da Zona da Mata não irão avançar para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. Isto quer dizer que as cidades devem manter fechados o comércio de rua e atividades como salões de beleza e estética.
De acordo com o governo, as cidades que ficam nas regiões de saúde de Caruaru, Garanhuns, Palmares e Goiana não mostraram a mesma tendência de queda no número de novos casos da doença como no restante do Estado, e apresentaram aumento na demanda por leitos de terapia intensiva. Veja a lista de cidades que seguirão com o comércio fechado.