Saúde

Quase 100 detentos da Penitenciária de Petrolina foram infectados pelo coronavírus

Eles estão isolados em um pavilhão próximo às enfermarias

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 30/06/2020 às 11:30
Reprodução/Rádio Jornal Petrolina
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal Petrolina

A Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes (PDEG), localizada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, já teve 99 detentos infectados pelo novo coronavírus (covid-19). De acordo com as secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e de Saúde (SES), destes, 14 já estão recuperados da covid-19, e 85 seguem isolados dos outros presos.

Segundo o Governo de Pernambuco, os detentos com diagnóstico positivo estão isolados em um pavilhão específico, próximo às enfermarias, para receber assistência dos profissionais de saúde. Nenhum dos casos é considerado grave, ou seja, não foi necessário internamento hospitalar. Também não houve óbitos.

Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra os presos deitados em colchonetes no corredor da penitenciária. De acordo com a SJDH, o celular usado para gravar o vídeo foi apreendido e o detento que fez a filmagem será submetido ao Conselho Disciplinar da unidade prisional quando se recuperar da covid-19.

De acordo com as secretarias, 703 detentos da unidade prisional se submeteram ao teste rápido da doença. O Governo do Estado informou que distribuiu e entregou máscaras de tecido para os detentos; reforçou a higienização com hipoclorito na unidade, em especial no pavilhão onde estão os casos positivos; suspendeu visitas presenciais e realizou liberações judiciais para prisão domiciliar por causa da covid-19.

Em entrevista à Rádio Jornal Petrolina na segunda (29), o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, afirmou que está em contato com o gestor da unidade e com líderes políticos da cidade para debater o assunto. Ele disse ainda que atua em parceria com a prefeitura: "Todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas. O governo não vai deixar de dar assistência à comunidade prisional".

Ouça a íntegra da entrevista:

Sistema prisional

Juntando com os casos de Petrolina, a SES-PE já registrou 472 casos confirmados para a covid-19 em pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais do Estado. Destes, 315 casos estão recuperados clinicamente. Outros 53 estão em investigação para a doença. Houve ainda seis óbitos confirmados, provocados pelo novo coronavírus.