Meio Ambiente

Caixa "misteriosa" é encontrada na praia do Sossego, no Litoral pernambucano

Prefeitura informou que a caixa é do mesmo material das que apareceram em 2018

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 02/07/2020 às 13:06
DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE ITAMARACÁ
FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE ITAMARACÁ

Mais uma caixa "misteriosa" foi encontrada no Litoral pernambucano. Nessa quarta-feira (1º), foi encontrada uma caixa na praia do Sossego, em Itamaracá, no Litoral Norte. Através de nota, a prefeitura disse que as caixas são do mesmo material Látex que apareceram em 2018.

Ainda de acordo com a nota, na época em que apareceram essas caixas em 2018, a Polícia Federal emitiu um laudo informando que as caixas não trazem risco para a população.

De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente do município foi ao local para recolher a caixa. Se alguém encontrar mais caixas desse tipo, orienta-se que a pessoa entre em contato com a secretaria através do WhatsApp (81) 98161 7402.

O biólogo e oceanógrafo da Universidade de Pernambuco (UPE) Clemente Coelho disse ao JC que as pessoas não devem tocar nas caixas: "O látex é material de seringueira, e ele em si não é nocivo à saúde. Porém, na produção, quando faz a cura do material, são utilizados compostos químicos que podem possuir moléculas e até metais pesados. É importante que a população evite tocar".

A pessoa que encontrar as caixas deve entrar em contato com os órgãos públicos locais para que o material seja recolhido. Além disso, também é importante informar ao órgão ambiental estadual qual a localização onde foi achada a caixa.

O contato da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) pode ser realizado através da ouvidoria Ambiental, através do endereço [email protected] ou pelo telefone (81) 3182-8800.

A Marinha do Brasil disse ao Jornal do Commercio, que "não foram registrados acidentes náuticos na região que justifiquem o aparecimento dos 'pacotes sem identificação' que estão sendo encontrados no litoral do Nordeste desde 2018".

Caixas encontradas anteriormente

Em 28 de junho deste ano, foram encontradas caixas na praia de Serrambi, em Ipojuca, no Litoral Sul. No dia 29, foram encontradas mais caixas, dessa vez nas praias de Boa Viagem, no Recife, e Conceção, em Paulista.