Coronavírus

Isolamento social em Caruaru tem média de 43,07% durante quarentena mais rígida

Apenas serviços essenciais estão autorizados a funcionar até domingo (5)

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/07/2020 às 14:52
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A índice médio de isolamento social de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ficou em 43,07% nos seis primeiros dias da quarentena mais rígida decretada pelo governo estadual. Os números, referentes ao período da última sexta-feira (26) até quarta-feira (1º), foram divulgados pela prefeitura do município.

Mais de mil fiscalizações foram realizadas durante Operação Quarentena em Caruaru e Bezerros

Quarentena em Caruaru e Bezerros: entenda o que pode funcionar

A quarentena mais rígida segue até o próximo domingo (5). Neste período, apenas os serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar. Atividades econômicas que já tinham sido liberadas, como lojas de tecidos e aviamentos, óticas e o comércio atacadista, estão funcionando apenas para coleta de mercadorias e delivery. A construção civil atua com 50% da capacidade. O comércio varejista continua fechado.

Segundo a prefeitura, a média do isolamento social na semana anterior, quando não havia o decreto com medidas mais duras, estava em 40,02%. O dia em que as pessoas ficaram menos isoladas foi a sexta-feira (26/06), primeiro dia do decreto, com 40,7%. Já a data em que as pessoas mais permaneceram em casa foi o domingo (28/06), com 50,2%.

O índice variou entre 15,8% e -14%. A última quarta (1º/07), com 41,2%, foi o único dia da quarentena mais rígida que o isolamento foi menor do que havia sido no mesmo dia da semana anterior. Na quarta da semana passada, era feriado de São João (47,9%). Os números são obtidos através de parceria com a empresa InLoco.

Pesquisador vê maior aceleração da covid-19 em cidades do interior sem quarentena

Operação Quarentena

Durante o período de quarentena, a Secretaria de Defesa Social (SDS) reforça a fiscalização e atua orientando a população sobre as medidas sanitárias. Há um lançamento diário de 274 policiais militares, 64 policiais civis e 30 bombeiros militares para fiscalizar a restrição das atividades em Caruaru e Bezerros.

As zonas comerciais, feiras, vias de acesso e áreas rurais tiveram policiamento reforçado. As Polícias Civil e Científica atuam nos casos de descumprimento que precisem ser investigados.