Covid-19

Medidas preventivas continuam com reabertura do comércio em Palmares

Município saiu da segunda etapa para a quinta do Plano de Convivência com a Covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/07/2020 às 15:07
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A cidade de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, retomou diversas atividades na última segunda-feira (6), pulando da segunda para a quinta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 do governo estadual. O comércio, que passou pouco mais de três meses fechado, estava bastante movimentado nesta quarta-feira (8), seguindo os protocolos de prevenção contra o novo coronavírus.

"Temos chamado a responsabilidade de toda a classe para que tenhamos os devidos cuidados. O uso de máscara, o álcool em gel na entrada do estabelecimento, e atendendo só com o uso de máscara", destacou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmares, Wilson Monteiro. Além do comércio, voltaram a funcionar os salões de beleza e serviços de estética, atividades de escritórios, entre outros.

> Caruaru e Garanhuns são únicas Regionais de Saúde que ainda não foram autorizadas a reabrir

Novas atividades econômicas reabrem em Pernambuco nesta segunda

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Palmares conseguiu conter em 50% o avanço de casos da covid-19. Durante 15 dias, uma operação de fiscalização foi realizada nos estabelecimentos do centro. No total, 400 lojas foram fiscalizadas: 24 foram notificadas, 17 interditadas e sete sofreram advertências por não cumprirem as medidas sanitárias.

Atualmente, Palmares registra 913 casos da covid-19, com 58 óbitos. O trabalho preventivo continua a ser realizado. "A gente comemorou, mas também optou por permanecer as barreiras nos locais e fiscalizar o comércio que foi liberado. É uma questão muito séria para a gente orientar, fiscalizar, e as pessoas seguirem as orientações", disse o secretário de Saúde do município, Francisco Bernardo.

Rede de saúde

De acordo com as autoridades de saúde do município, Palmares não tem nenhum paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) internado em hospitais do Recife. Além disto, dos 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional, mais da metade estão livres.

A gerente da 3º Geres, sediada em Palmares, Joyce Catarina, pede que a população continue seguindo as medidas de higiene para prevenir a contaminação. "Nós deixa relativamente numa situação confortável, mas nos deixa também numa situação de atenção. Significa que a gente melhorou, mas não pode relaxar".