Retomada

Novas atividades econômicas reabrem em Pernambuco nesta segunda

Serviços de escritório, concessionários e esportes individuais ao ar livre voltarão

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 06/07/2020 às 8:15
Andréa Rêgo Barros/PCR
FOTO: Andréa Rêgo Barros/PCR

Nesta segunda-feira (6), os municípios que fazem parte das Geres do Recife (I), Limoeiro (II) e Goiana (XII) estão entrando na quinta etapa do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. Nesta fase, estão liberados os serviços de escritório com 50% da capacidade e as concessionários, locadoras de veículos e similares com 100% dos funcionários.

As praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas recebem a retomada dos esportes individuais ao ar livre (exceto lutas). O anúncio foi feito pelo Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio. A reabertura deve seguir o Protocolo Geral do Estado.

O protocolo tem três eixos: distanciamento social, mantido de acordo com a especificidade de cada modalidade esportiva, sendo sugerido nos protocolos de cada federação; higiene, permitindo apenas a entrada nos espaços esportivos utilizando máscaras (retirando somente quando estiver em atividade ou treinamento), trocar a máscara sempre que ela estiver úmida, além de garantir que os participantes façam higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, e também a desinfecção dos materiais e equipamentos esportivos de uso compartilhado após cada manuseio; e monitoramento, com aferimento de temperatura antes do acesso aos espaços/equipamentos esportivos e a orientação para que mantenham em atividade ou treinamento remoto os atletas, paratletas, profissionais e praticantes em geral enquadrados no grupo de risco.

A I Geres (Recife) é formada por Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

A II Geres (Limoeiro) é formada por Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência.

A XII Geres (Goiana) é formada por Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

Atividades foram retiradas da 5ª fase

Estariam na quinta etapa os jogos de futebol sem público e o pólo de confecção, mas eles foram retirados e continuam suspensos. Nesta terça-feira (7) será realizada uma análise.

Fim da quarentena em Caruaru e Bezerros

Caruaru e Bezerros, no Agreste pernambucano, vão para a segunda fase do plano de convivência. Essas duas cidades passaram dez dias sob em isolamento social rígido. Serão reabertos, além dos serviços essenciais, o comércio atacadista, a construção civil (com 50% da capacidade) e o segmento industrial.

Academias terão reabertura antecipada no Recife

Depois de protestos de empresários e profissionais de educação física, o governo de Pernambuco anunciou que a reabertura de academias no Recife será antecipada. Antes, a retomada do setor seria na oitava etapa do Plano de Convivência e agora passou para a sexta. A retomada deve ocorrer no próximo dia 13 de julho ou no dia 20, dependendo do número de casos do coronavírus em Pernambuco.