O vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa Econômica Federal (CEF), Cláudio Salituro, esclareceu nesta quinta-feira (9) o caso do "sumiço" do dinheiro do auxílio emergencial após tentar transferir o recurso para carteiras digitais como o Nubank e o PicPay. Salituro afirmou que: "Não existe a menor possibilidade de sumir dinheiro de conta da Caixa".
"O que aconteceu foi que alguns clientes fizeram o uso do mesmo código de barras e pagaram o mesmo valor. Isso motivou uma verificação do banco responsável por aquele boleto, e a Caixa verificou que não existiam problemas", explicou.
- Senado aprova prioridade para mulher chefe de família no auxílio emergencial
- Auxílio emergencial: calendário de saques da terceira parcela começa dia 18 de julho; confira
- Saiba quem pode ter pagamento da 4ª parcela do auxílio emergencial suspenso
- Quem recebe R$ 1.200 vai receber quanto na quarta parcela do auxílio emergencial?
- Caixa explica problemas envolvendo o Caixa Tem; confira
- Veja como consultar saldo e extrato no Caixa Tem
- Caixa Tem: veja como fazer compras com cartão de débito virtual
> Caixa explica problemas envolvendo o Caixa Tem; confira
> Nubank e PicPay esclarecem problemas após dinheiro sumir das contas de clientes
Ainda de acordo com o representante da Caixa, há controles como o extrato da conta, através do qual o cliente pode acompanhar o dinheiro que entra e sai.
"Talvez no momento de compensação de uma TED, de uma cobrança, pode existir... Tanto é que no processo de cobrança, muitas instituições financeiras informam que o crédito pode acontecer em até três dias, porque sai aquele dinheiro do banco que pagou o boleto, passa por uma câmara de compensação e é transferido para a outra instituição", detalha.
Ainda segundo ele, quando ocorre algum problema na transação, o dinheiro volta para a conta de origem.
Uso das carteiras digitais
As carteiras digitais se popularizaram entre os beneficiários do auxílio, uma vez que permitem que o usuário tenha acesso ao dinheiro antes do dia permitido para a realização de transferências e saques. Com os problemas relatados, o Nubank e PicPay se pronunciaram.
Em uma nota divulgada nas redes sociais, o Nubank informou que foi informado pela Caixa que alguns boletos tinham sido creditados com quantias a mais, e que a empresa precisava devolver os valores. Ainda segundo o Nubank, ao acatar a recomendação e passar a corrigir os valores, vários clientes apontaram inconsistências nas informações fornecidas pela Caixa.
"Como sempre, buscamos fazer o correto para os nossos clientes: devolvemos imediatamente todos os valores enquanto aguardamos o posicionamento da Caixa. Já estão todos disponíveis nas contas do Nubank", diz a nota. O Nubank se coloca à disposição para esclarecer dúvidas através dos canais de atendimento.
Em comunicado enviado ao Tecnoblog, o PicPay informou que o problema tem relação com a instabilidade dos sistemas da Caixa Econômica Federal. Segundo o PicPay, quando o erro ocorre, o valor debitado do Caixa Tem é estornado pela Caixa.
Se o erro ocorrer durante o pagamento, o beneficiário deve tentar fazer a operação novamente. Segundo o PicPay, desde o início do pagamento do auxílio emergencial, mais de 2,9 milhões de pessoas conseguiram concluir a transferência do Caixa Tem para a carteira digital com sucesso.