Saúde

Vacina contra coronavírus funciona em primeiro teste com humanos

Participantes apresentaram anticorpos neutralizantes

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/07/2020 às 17:05
Miva Filho/SES-PE
FOTO: Miva Filho/SES-PE

A vacina contra o novo coronavírus que está sendo desenvolvida pela empresa Moderna, dos Estados Unidos, teve resultados preliminares positivos, de acordo com as informações publicadas na revista científica The New England Journal of Medicine, nessa terça-feira (14).

De acordo com a publicação, a vacina induziu resposta imunológica de combate ao novo coronavírus nos 45 participantes do estudo, que têm entre 18 e 55 anos. Todas as pessoas vacinadas apresentaram anticorpos neutralizantes do Sars-CoV-2.

A vacina, intitulada mRNA-1273, foi produzida em parceria com o governo dos Estados Unidos e o Instituto de Pesquisa em Saúde Kaiser Permanente. A imunização usa fragmentos do material genético do vírus para estimular a resposta imunológica.

Os participantes receberam duas doses da vacina em um intervalo de 28 dias entre elas. Mais da metade dos participantes relataram reações como dor de cabeça e fadiga, consideradas leves a moderadas.

A Moderna afirma que um estudo clínico maior será realizado, com a participação de 30 mil pessoas. A fase 3 dos testes deve começar no dia 27 de julho.

*Com informações da Folha de S.Paulo