Educação

Veja o protocolo de volta às aulas presenciais em Pernambuco

Ainda não há definição de data para retorno das aulas

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 15/07/2020 às 11:44
Acervo JC Imagem
FOTO: Acervo JC Imagem

O Governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (15) o protocolo para o retorno da área de Educação. Ainda não há uma data definida para o retorno das aulas presenciais no estado. O documento será aplicado para as aulas de Educação Básica, Ensino Superior e Cursos Livres (como cursos de línguas, técnicos, qualificação profissional, entre outros).

O governo estadual estabelece regras no documento sobre distanciamento social, medidas de proteção, além de monitoramento e comunicação.

As instituições de ensino deverão seguir regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias, respeitando as orientações sobre distanciamento social, medidas de proteção/prevenção e monitoramento/comunicação.

> Datas para retorno de aulas presenciais em PE devem ser divulgadas até fim de julho

O documento estará disponível para consulta pública e contribuições até 24 de julho no site. “Nosso objetivo ao divulgar o protocolo setorial da educação é fazer com que as instituições de ensino possam realizar seu planejamento e tomar as providências necessárias para o retorno dos estudantes às salas de aula. É importante ressaltar que as instituições, sejam das redes pública ou privada, poderão estabelecer protocolos com medidas complementares, desde que sigam as orientações gerais do documento apresentado pelo Governo de Pernambuco”, explica o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio.

Regras do protocolo

Fazem parte das regras do protocolo definições como distância mínima de 1,5 metros entre os alunos e funcionários da escola. A equipe gestora deverá reduzir o número de alunos por turma se for necessário, como possibilidade de se utilizar o sistema de rodízio. Também devem ser adotadas intervalos diferentes para alimentação, entrada e saída da unidade de ensino.

Eventos presenciais serão adiados, de acordo com o protocolo. Horário de refeições deverá ser alternado e a escola deve estabelecer distanciamento de dois metros durante esse momento.

Também é obrigatório o uso de máscara por todas as dependências da escola. Em relação às crianças de até dois anos devem ser observadas orientações específicas. Ainda segundo o protocolo, devem estar disponíveis locais para lavar a mão ou higienizar com álcool 70%. Será necessário o reforço da limpeza e desinfecção dos ambientes e superfícies que são mais tocadas.

Além disso, as instituições de ensino devem utilizar os meios de comunicação disponíveis para orientar alunos, educadores e colaboradores sobre a higienização das mãos e de objetos, utilização e troca da máscara de proteção e como se alimentar com segurança.

O documento prevê esclarecimentos sobre protocolos que devem ser seguidos em caso de suspeita, confirmação ou contato com pessoas com coronavírus. As medidas incluem isolamento social de 14 dias e acesso do aplicativo “Atende em Casa”.