Fenômeno

Clarão é visto no céu de cidades do Sertão de Pernambuco

Moradores relataram que também ouviram barulho vindo do céu

NE10 Interior NE10 Interior
NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 16/07/2020 às 8:30
NOTÍCIA
Reprodução/Redes sociais
FOTO: Reprodução/Redes sociais
Leitura:

Um barulho vindo do céu na noite dessa quarta-feira (14) assustou moradores de Custódia e outras cidades do Sertão do Moxotó e do Pajeú, no estado de Pernambuco. A população relatou nas redes sociais ter visto um clarão no céu.

O caso ainda está sendo investigado. Segundo o astrônomo James Solon, do Grupo de Astronomia de Pernambuco, o caso pode ter se tratado de um meteoro "fireball". "Preliminarmente, o que eu posso dizer é que, quando se trata de um fenômeno assim, que desperta uma claridade seguida de um estrondo, é um meteoro do tipo fireball, que apresenta uma claridade maior e, se o impacto for realmente próximo de uma área urbana, pode ser ouvido o estampido sônico", explica James.

Os astrônomos chamam este tipo de meteoro de bólido, por ser muito brilhante. Trata-se de um fenômeno comum, que ocorre quando fragmentos de material cósmico entram na atmosfera da Terra a uma velocidade muito alta. O atrito causado durante o trajeto resulta no fenômeno luminoso.

Um boato começou a circular nas redes sociais dizendo que o fenômeno se tratava, na verdade, de uma queda de um avião em Sertânia. Porém, a queda da aeronave ocorreu no Ceará.

Em outubro de 2014, um meteoro fireball foi visto em Pernambuco e em Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Mais Lidas