Comércio

Mesmo sem poder reabrir, Feira da Sulanca de Caruaru tem movimento grande nesta segunda

Comércio varejista foi retomado, mas feira ainda não teve funcionamento permitido

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 20/07/2020 às 10:58
Renata Araújo/TV Jornal Interior
FOTO: Renata Araújo/TV Jornal Interior

A Feira da Sulanca registrou uma grande movimentação na manhã desta segunda-feira (20), mesmo ser poder reabrir oficialmente em Caruaru, no Agreste pernambucano. O comércio varejista foi retomado na cidade desde a última segunda-feira (13), mas a feira ainda não teve o funcionamento permitido.

O movimento é intenso no parque 18 de Maio. Muitas barracas foram montadas e um grande número de comerciantes e clientes circula pelo local. Barreiras foram colocadas pela Destra e Polícia Militar impedindo a entrada de veículos em algumas ruas, como a Rui Limeira Rosal, que dá acesso a feira da Fundac e aos bancos. Outra rua com grande movimentação é a Miguel de Sena, no bairro Petrópolis. 

Prefeitura de Caruaru apresenta plano com medidas para reabertura da Feira da Sulanca

De acordo com a Associação dos Sulanqueiros, a reabertura oficial possibilita a comercialização correta, seguindo os protocolos de segurança para quem compra e quem vende.

Veja o vídeo:

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, disse que as feiras terão um destaque no plano de convivência e, por isso, ainda não puderam reabrir. "O Polo de Confecções tem um destaque no nosso plano devido às características específicas lá do polo, então por isso que ele não está agora nessa etapa contemplada", explicou durante uma coletiva de imprensa.

A reabertura destes estabelecimentos está prevista para a etapa sete do Plano de Convivência, que ainda não tem data para começar.

A Prefeitura de Caruaru informou que a fiscalização será reforçada nesta segunda por conta das intensas movimentações na semana passada. A ação começou na noite de sábado, com o isolamento de um perímetro maior no entorno do Parque 18 de Maio. Essa área deve ficar fechada até 13h desta segunda. A entrada de veículos em todos os acessos ficará isolada.

Além disso, uma unidade móvel de monitoramento da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) de Caruaru faz parte da operação.

Os sulanqueiros poderão continuar a entregar mercadorias através do programa Delivery Sulanca. Clientes e comerciantes podem agendar a retirada de produtos (comercializados por telefone ou redes sociais) no estacionamento do Polo Caruaru, às segundas-feiras, das 5h às 17h.

Prefeitura apresenta plano com medidas para reabertura da Feira da Sulanca

A Prefeitura de Caruaru apresentou nesta segunda-feira o plano de ação e operacionalização da Feira da Sulanca. As medidas começarão a ser tomadas assim que o funcionamento da feira for liberado pelo Governo do Estado. De acordo com o plano, o uso da máscara será obrigatório para todos os que estiverem na feira. Para os excursionistas (ônibus e veículos fretados), será necessária a aferição da temperatura dos passageiros, no momento do embarque. Veja mais medidas do plano.

Em Santa Cruz

O movimento também é grande nesta segunda-feira no Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado. A administração do Moda Center informou que aguarda o posicionamento do Governo sobre a data para que possa voltar às atividades, "com segurança e no momento certo". Veja o vídeo: