Saúde

Pernambuco confirma 326 novos casos da covid-19 nesta terça

Desde o início da epidemia no Estado, já são 80.441 casos confirmados

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/07/2020 às 11:59
PixaBay
FOTO: PixaBay

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou 326 novos casos de infecções pelo novo coronavírus nesta terça-feira (21). Destes, 264 (81%) são casos leves, de pacientes que não precisaram ser internados e estavam na fase final da doença ou já curados. Outros 62 (19%) apresentam quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Desde o início da epidemia no Estado, já são 80.441 casos confirmados (22.250 graves e 58.191 leves). Da segunda para a terça, foram confirmados ainda 53 óbitos, ocorridos desde 12 de abril.

Das mortes que constam no boletim desta terça, 36 (68%) ocorreram de 12 de maio a 17 de julho. As outras 17 (32%) ocorreram nos últimos três dias, sendo oito mortes no último sábado (18), sete no domingo (19) e duas na segunda (20). No total, são 6.089 óbitos provocados pela doença no Estado.

Sintomas do coronavírus

A covid-19 é similar a uma gripe e é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Caso apresente os sintomas, a orientação é ligar 136 ou procurar uma unidade de saúde na sua cidade.

A melhor forma de prevenir o novo coronavírus e outras doenças respiratórias é tomando algumas atitudes como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel 70% para higienizar as mãos caso não possa lavá-las; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao espirrar e tossir; usar o ombro ou braço para cobrir o espirro e a tosse; evitar tocar os olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; higienizar aparelhos celulares, tablets e controles remotos; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas.

Caso já esteja doente, evite locais fechados com muitas pessoas e o contato com idosos, gestantes e doentes crônicos.