Economia

Auxílio emergencial: Saiba o que fazer se você teve a conta poupança digital bloqueada

Várias contas de poupança social foram bloqueadas por suspeita de fraude

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 22/07/2020 às 10:27
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

Várias contas poupanças digitais foram bloqueadas pela Caixa Econômica Federal por suspeita de fraude. De acordo com a Caixa, a área de segurança do banco monitora continuamente as contas e acessos e realiza o bloqueio preventivo se houver alguma suspeita.

Os beneficiários que utilizam o aplicativo Caixa Tem devem ir à agência bancária com o documento de identidade para poder regularizar o cadastro e fazer o desbloqueio.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que a conta é liberada de maneira rápida quando o beneficiário vai até uma agência. "Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará, sim, bloqueada, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável", contou ele.

> Auxílio emergencial: Caixa começa novo ciclo de pagamentos nesta quarta

> Quando vou receber a próxima parcela do auxílio emergencial?

Segundo Pedro Guimarães, também há pessoas que podem ter o auxílio suspenso, mas não por conta de golpes.

Saiba quem pode ter pagamento do auxílio emergencial suspenso

No final de junho, o Ministério da Cidadania anunciou que os beneficiários terão que passar por uma nova análise a cada novo pagamento. Para isso, serão consideradas as novas informações inseridas na base de dados para verificar se o beneficiário ainda faz parte dos requisitos e se ele pode continuar recebendo o dinheiro. O objetivo do Ministério é evitar o pagamento indevido do auxílio.

Quem estava sem emprego e conseguiu um trabalho poderá deixar de receber o auxílio, por exemplo. Confira o que pode fazer o beneficiário ter o auxílio emergencial suspenso.