Pagamento

Caixa divulga novos calendários e atualiza informações sobre auxílio emergencial

Calendário de pagamento para novos beneficiários foi divulgado nesta segunda

Agência Brasil e NE10 Interior
Agência Brasil e NE10 Interior
Publicado em 03/08/2020 às 15:27
José Cruz/Agência Brasil
FOTO: José Cruz/Agência Brasil

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, participa de entrevista online na tarde desta segunda-feira (3) sobre operação de pagamento do auxílio emergencial.

O Ministério da Cidadania publicou nesta segunda no Diário Oficial da União portaria com calendário de pagamento do auxílio emergencial para beneficiários que tenham feito contestação ao resultado do cadastro e foram considerados elegíveis.

Veja calendário de pagamento do auxílio emergencial para novos aprovados

O calendário é válido para os novos aprovados e para quem teve o primeiro pedido negado e apresentou contestação entre 24 de abril e 19 de julho e foi considerado elegível. Esse grupo receberá a primeira parcela.

Os beneficiários que receberam a 1ª parcela em abril, mas tiveram o pagamento reavaliado em julho, vão receber a terceira e a quarta parcelas do auxílio.

Os pagamentos serão feitos na conta poupança digital da Caixa, que pode ser usada para pagar contas, boletos e fazer compras através de QR code e cartão de crédito virtual. O novo lote de pagamentos deve beneficiar 1,151 milhão de pessoas.

Aumento da renda

As pessoas que recebem o auxílio emergencial tiveram seus rendimentos aumentados em 24% em relação ao que recebiam usualmente antes da pandemia. Os dados, divulgados na quinta (30), são do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O impacto do auxílio emergencial é maior no caso dos empregados informais, cuja elevação de renda proporcionada pelo auxílio chegou a 50%, passando de uma média de R$ 1.344 (pré-pandemia) para R$ 2.016.