Aglomeração

Movimentação continua grande na Feira da Sulanca de Caruaru

Feira está com funcionamento suspenso

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 03/08/2020 às 9:45
Jobson Gonçalves/TV Jornal Interior
FOTO: Jobson Gonçalves/TV Jornal Interior

Mais uma vez a Feira da Sulanca de Caruaru, no Agreste pernambucano, registra um movimento intenso nesta segunda-feira (3). O funcionamento da feira ainda não foi liberado pelo governo estadual, mas mesmo assim muitas pessoas foram comercializar nas ruas do entorno do Parque 18 de Maio.

Os sulanqueiros vendem as mercadorias no chão, expõem os produtos em veículos e nas calçadas. Muitas aglomerações acontecem no local.

Nesta segunda-feira acontece mais um dia da Operação Sulanca para tentar conter as aglomerações no local. A fiscalização começou às 7h do domingo (2) e segue até às 20h desta segunda-feira. Há um isolamento no perímetro da feira e varredura das ruas adjacentes ao Parque 18 de Maio.

Fazem parte da ação 238 policiais militares e reforço de agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (DESTRA) de Caruaru.

A Prefeitura de Caruaru apresentou um plano de ação e operacionalização da Feira da Sulanca. As medidas começarão a ser tomadas assim que o funcionamento da feira for liberado pelo Governo do Estado. De acordo com o plano, o uso da máscara será obrigatório para todos os que estiverem na feira. Para os excursionistas (ônibus e veículos fretados), será necessária a aferição da temperatura dos passageiros, no momento do embarque. Veja mais medidas do plano.

Possível retomada

Na última quinta-feira (30), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, afirmou que a Feira da Sulanca deverá voltar a partir do dia 10 de agosto. Porém, Raquel informou que a data ainda não está confirmada e que depende do cenário do novo coronavírus. "Se os números continuarem caindo, as feiras podem voltar a partir do dia 10 (de agosto)", disse.

A Feira da Sulanca está prevista para a sétima etapa do plano, que deve ocorrer a partir de 10 de agosto. "A gente sabe da ansiedade, mas quanto mais a gente obedecer as regras, mais rápido a gente vai ter uma retomada segura", disse a prefeita.

A prefeita informou que a data deve ser a mesma para a reabertura das feiras de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Enquanto a feira não é liberada oficialmente, os vendedores devem continuar comercializando pelas redes sociais e entregando através do Delivery Sulanca Caruaru, no Polo Caruaru.

Produtos da Feira de Caruaru poderão ser comercializados através do Magazine Luiza

Uma parceria entre a Prefeitura de Caruaru e o Magazine Luiza vai levar a feira da cidade para o ambiente virtual, através de um marketplace. Os produtos comercializados no Parque 18 de Maio poderão ser encontrados na plataforma, prevista para ser lançada na segunda quinzena de agosto. A ideia é de que o projeto aumente e alcance outras empresas nacionais.

Restaurantes e academias reabrem nesta segunda no Agreste

Os bares, restaurantes e as academias poderão reabrir a partir desta segunda-feira (3) nas 53 cidades do Agreste pernambucano que fazem parte da 2ª Macrorregião de Saúde. Municípios que ficam nas áreas de Caruaru e Garanhuns estão avançando para a etapa 6 do Plano de Convivência com a Covid-19.

Os bares e restaurantes devem funcionar com 50% da capacidade e em horário reduzido, das 6h às 20h. Os estabelecimentos deverão seguir os protocolos de prevenção contra o coronavírus.