Senai

Estudante de Petrolina participa de seleção para competição mundial

Yago Amaro, de 19 anos, participa da modalidade Tecnologia Automotiva

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 12/08/2020 às 16:43
Divulgação
FOTO: Divulgação

Um estudante do Senai de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai participar da primeira fase da etapa nacional de seleção para a 46ª edição da WorldSkills, competição mundial de profissões técnicas, que acontecerá em Shangai, na China, em 2021. Yago Amaro da Silva, 19 anos, irá em outubro para Taguatinga (DF) representar o Estado.

Yago participa da seleção na modalidade Tecnologia Automotiva. Mesmo com as dificuldades da pandemia da covid-19, ele participa de treinamentos para a competição. "Estou dando o melhor de mim e espero conquistar uma boa colocação", destacou. Os professores acreditam que o petrolinense está preparado para os desafios práticos, com conhecimento das habilidades técnicas e dos padrões internacionais de qualidade.

Ao todo, foram nove alunos selecionados em Pernambuco. Eles recebem o apoio do Senai. "Estamos cedendo equipamentos, acompanhamento dos professores e suporte de uma coach, responsável por cuidar do lado motivacional dos alunos para que todos os competidores tenham o melhor treinamento possível, ainda que em casa", disse o diretor regional do Sistema Fiepe no Sertão do São Francisco, Flávio Guimarães.

Etapas

Os dois melhores concorrentes de cada categoria seguem para a final da etapa nacional, que está marcada para o primeiro semestre de 2021. O vencedor representará o Brasil na WorldSkills. Cada modalidade tem apenas um competidor por país.

O Brasil ganha cada vez mais destaque na competição, desde 1983, quando o Senai Nacional começou a participar. O Senai Pernambuco participou pela primeira vez em 1997. A primeira medalha foi conquistada em 2003, na Suíça. O estado tem quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.