Um estudante do Senai de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai participar da primeira fase da etapa nacional de seleção para a 46ª edição da WorldSkills, competição mundial de profissões técnicas, que acontecerá em Shangai, na China, em 2021. Yago Amaro da Silva, 19 anos, irá em outubro para Taguatinga (DF) representar o Estado.
Yago participa da seleção na modalidade Tecnologia Automotiva. Mesmo com as dificuldades da pandemia da covid-19, ele participa de treinamentos para a competição. "Estou dando o melhor de mim e espero conquistar uma boa colocação", destacou. Os professores acreditam que o petrolinense está preparado para os desafios práticos, com conhecimento das habilidades técnicas e dos padrões internacionais de qualidade.
Ao todo, foram nove alunos selecionados em Pernambuco. Eles recebem o apoio do Senai. "Estamos cedendo equipamentos, acompanhamento dos professores e suporte de uma coach, responsável por cuidar do lado motivacional dos alunos para que todos os competidores tenham o melhor treinamento possível, ainda que em casa", disse o diretor regional do Sistema Fiepe no Sertão do São Francisco, Flávio Guimarães.
Etapas
Os dois melhores concorrentes de cada categoria seguem para a final da etapa nacional, que está marcada para o primeiro semestre de 2021. O vencedor representará o Brasil na WorldSkills. Cada modalidade tem apenas um competidor por país.
O Brasil ganha cada vez mais destaque na competição, desde 1983, quando o Senai Nacional começou a participar. O Senai Pernambuco participou pela primeira vez em 1997. A primeira medalha foi conquistada em 2003, na Suíça. O estado tem quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.