O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou nesta quinta-feira (13) que nenhuma região do Estado irá avançar etapas no Plano de Convivência com a Covid-19 na próxima semana. O plano prevê a reabertura gradual das atividades econômicas, com o objetivo de minimizar os riscos de contaminação pela covid-19.
"Apesar de dados epidemiológicos positivos nas últimas semanas, diante dos avanços e das decisões que tomamos nas semanas anteriores, o comitê resolveu adotar cautela e observar a evolução dos dados epidemiológicos da doença no estado", justificou André Longo.
Aulas continuam suspensas
O secretário de Educação e Esportes, Frederico Amancio, divulgou que a suspensão das aulas presenciais da educação básica e do ensino superior foi prorrogada para 31 de agosto. Ainda não há data prevista para o retorno. Na área de esportes, o secretário informou que a partir de segunda-feira (17), serão liberados os treinos das lutas.
Mototaxistas
O secretário de Trabalho de Pernambuco, Alberes Lopes, anunciou a volta da atividade dos mototaxistas. Os profissionais devem seguir os protocolos de segurança contra a covid-19, que incluem a higienização constante do capacete e da moto.
Confira em que fase cada região está:
Macrorregião 1
Etapa 7
Ampliação do horário dos shoppings, centros comerciais e serviços de alimentação
Competição entre clubes esportivos
Ampliação da capacidade de igrejas e templos
Liberação dos cursos livres presenciais
Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba, Fernando de Noronha, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Olinda, Paulista e Recife, Camaragibe, Chã de Alegria, Chã Grande, Glória do Goitá, Pombos, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim,Vertente do Lério, Buenos Aires, Carpina, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Paudalho, Tracunhaém, Vicência, Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Itambé, São Vicente Férrer, Itaquitinga, Macaparana e Timbaúba.
Macrorregião 2
Etapa 6
Liberação das Feiras de Polo de Confecções
Cidades: Agrestina, Altinho, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jurema, Panelas, Riacho das Almas e São Caitano, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Gravatá, Sairé e São Joaquim do Monte, Alagoinha, Belo Jardim, Cachoeirinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó, Brejo da Madre de Deus, Frei Miguelinho, Jataúba, Santa Maria do Cambucá, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Calçado, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.
Macrorregião 3
Etapa 6
Serviços de alimentação
Academias de ginástica
Polos de confecção
Cidades: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Manari, Pedra, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa, Inajá, Jatobá, Petrolândia, Tacaratu, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Solidão, Santa Terezinha, São Jose do Egito, Tabira e Tuparetama, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.
Macrorregião 4
Etapa 5
Funcionamento de escritórios
Concessionárias de veículos
Cidades: Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade e Morelândia.
Exceções
A situação da pandemia ainda divide o cenário na Macrorregião 4. As cidades pertencentes à 9ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Araripina, permanecerão na Etapa 4, na qual é autorizada a construção civil com 100% dos funcionários, salões de beleza, atividades esportivas, varejo de rua e comércio de veículos com 50% da capacidade. A exceção fica para Araripina e Ouricuri, onde a redução do número de casos da covid-19 ficou aquém do desejado. Os dois municípios retrocederam à Etapa 2 do plano até o dia 16 de agosto. Só estão autorizados a funcionar os serviços considerados essenciais, como, por exemplo, mercados, padarias e farmácias.