Mudanças

Pediatra dá orientações sobre como manter rotina das crianças em casa

Médico tirou dúvidas sobre como lidar com filhos durante a pandemia da covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/08/2020 às 19:01
Pixabay
FOTO: Pixabay

A pandemia da covid-19 fez com que as crianças deixassem de ir à escola e praticar atividades físicas. Com as mudanças, alguns dos pequenos ficaram mais ansiosos ou irritados. O pediatra e alergologista Luiz Bandim participou de uma entrevista no programa Cotidiano, da TV Jornal Interior, e tirou dúvidas dos telespectadores sobre o assunto.

"O que a gente sempre aconselha é fazer o possível para tentar manter a rotina da criança, principalmente com relação aos horários das refeições, o horário de acordar e de dormir, fazer com que continue funcionando", explicou.

Ginecologista explica mudanças no ciclo menstrual e responde perguntas

O médico alertou que as crianças não devem perder refeições nem exagerar nas guloseimas, pois isto pode acarretar a vários problemas de saúde.

"A alimentação desde a amamentação, da criança na primeira infância, vai dizer ou não se vai ser um adulto obeso, hipertenso, diabético, com o colesterol alto, doenças cardiovasculares. Esses fatores vão influenciar futuramente", disse.

Atividades físicas

O pediatra sugeriu que os pais ou responsáveis levem os pequenos para algum local no terreno de casa, na área comum do prédio ou alguma praça próximo à residência para um passeio de bicicleta ou outras atividades físicas. Outra opção é fazer brincadeiras em casa, com vídeos de dança e competições para que elas continuem se movimentando.

Ainda sobre a alimentação, Luiz Bandim recomenda que os pais se atentem ao que compram no momento de ir ao supermercado para adquirir alimentos saudáveis, como frutas e legumes. Uma ideia de estímulo é fazer a comida junto com a criança.

O médico explicou ainda as diferenças dos sintomas de resfriado, sinusite, rinite alérgica, covid-19, entre outros.

Veja a entrevista: