Crime organizado

Operação nacional contra facção criminosa cumpre mandado de prisão em Petrolina

Ação mira a desarticulação do crime organizado

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/08/2020 às 11:42
Divulgação/Polícia Federal
FOTO: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (25) a operação Expurgo, com o objetivo de impedir a expansão de uma facção criminosa que atua em âmbito nacional. Estão sendo cumpridos 27 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão em seis estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a polícia, um dos mandados de prisão preventiva foi cumprido na Penitenciária Dr. Evaldo Gomes, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. O detento já cumpre pena por tráfico de drogas. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Bangu (RJ) e o nome da operação faz referência ao movimento da PF de desfazer a estrutura da quadrilha.

Três suspeitos de assalto morrem após troca de tiros com a PM na BR-232, em Caruaru

Polícia faz operação para prender suspeitos de homicídio, tráfico e roubo em Caruaru

Segundo a PF, as investigações começaram em dezembro de 2018 e apontaram que os líderes da quadrilha planejavam expandir a atuação no Rio, contando com a parceria de outras facções do crime já atuantes na região.

Crime organizado

A polícia informou que mesmo já presos, os líderes da organização faziam uma "gestão criminosa" dentro de presídios estaduais, replicando ordens e tomando decisões.

A investigação apurou ainda que a rede era estruturada e tinha base na hierarquia e na disciplina, regidas inclusive por um estatuto e um dicionário disciplinar próprios, estabelecendo condutas, protocolos a serem seguidos e até a aplicação de sanções.

Os integrantes da quadrilha se comunicavam através do uso de aplicativos e da divisão de tarefas, permitindo a definição de atividades diárias, a realização de debates e tomadas de decisões, assim como o monitoramento das atividades das forças de segurança estaduais. Os presos serão autuados por organização criminosa, tráfico de drogas e de armas.