Saúde

Profissionais de saúde de Pernambuco terão férias liberadas a partir de setembro

Esses profissionais tiveram férias suspensas por causa da pandemia da covid-19

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 27/08/2020 às 12:14
Pixabay
FOTO: Pixabay

Os profissionais da área da saúde da rede estadual de Pernambuco vão poder voltar a tirar férias a partir de setembro deste ano. A autorização foi publicada nessa terça-feira (25) no Diário Oficial. Esses profissionais tiveram as férias suspensas desde 21 de março deste ano por causa da pandemia do coronavírus.

Pode ocorrer mudança no calendário

As férias obedecem um calendário, mas, se houver mudança no cenário da pandemia no estado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) pode fazer alterações novamente.

Aqueles servidores que estavam com férias definidas para abril de 2020, poderão aproveitar em setembro. Quem tinha programado as férias para maio e junho, aproveitará em outubro. Os profissionais que pretendiam tirar férias em julho, vão tirar as férias em novembro deste ano. Quem se planejou para agosto e setembro vai ser beneficiado em dezembro. Aqueles que tirariam férias em outubro e novembro, vão poder aproveitar em janeiro do ano que vem e aqueles que se programaram para férias em dezembro, vão ser contemplados em fevereiro de 2021.

De acordo com a SES, quase 10 mil profissionais foram convocados, contratados ou remanejados para trabalhar no combate ao coronavírus do estado.

A presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Cláudia Beatriz Andrade, disse que os profissionais já estavam pedindo que as férias fossem liberadas. "No início de agosto, a secretaria publicou uma portaria na qual colocava o retorno do gozo de férias para os médicos que estavam em atividade remota, por estarem no grupo de risco. O sindicato acolheu uma demanda forte no sentido de que, quem tinha lidado diretamente com os pacientes, estava também com um nível de estresse alto e requeriam o retorno do gozo de férias", explica ela.