Turismo

Os 5 melhores destinos para aproveitar o frio em Pernambuco

Gravatá, Garanhuns, Bezerros, Taquaritinga do Norte e Triunfo costumam ser paradas obrigatórias neste período de estação mais fria do ano

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 28/08/2020 às 15:19 | Atualizado em 25/07/2023 às 12:53
Prefeitura de Gravatá
O Memorial de Gravatá funciona onde antes era a antiga cadeia pública e é um dos atrativos da Suíça Pernambucana - FOTO: Prefeitura de Gravatá

O inverno se despede do calendário 2020 no dia 22 de setembro, mas ainda dá tempo de colocar os “pés na estrada” para curtir os atrativos dos cinco municípios do interior de Pernambuco, tradicionalmente mais procurados durante a época de frio.

Dotados de boas opções em termos de espaços turísticos e de serviços, Gravatá, Garanhuns, Bezerros, Taquaritinga do Norte e Triunfo costumam ser paradas obrigatórias neste período de estação mais fria do ano e se encontram a postos para atender a alta demanda.

1. Gravatá

Conhecida como a Suíça pernambucana, Gravatá fica localizada a 447 metros de altitude e possui um dos climas mais frios da região Agreste.

A cidade dispõe de uma vasta rede hoteleira, além de um polo gastronômico composto por casas especializadas tanto na culinária regional como mundial.

Gravatá também conta com pontos turísticos de destaque, como o Alto do Cruzeiro, o Polo Moveleiro e o Museu do Carro Antigo.

2. Garanhuns

Tião Siqueira / Especial para JC Imagem

Relógio das Flores, no município de Garanhuns, no Agreste - Tião Siqueira / Especial para JC Imagem

Durante este período de frio, a Cidade das Flores, como também é conhecida Garanhuns, tem uma temperatura média de 16º C.

Essa cidade do Agreste fica localizada a 230 km da capital pernambucana, Recife, e dispõe de uma gama de bares e restaurantes, que costuma agradar a todos os bolsos e gostos.

Sua rede hoteleira é composta por dezenas de empreendimentos e como principais pontos turísticos, Garanhuns tem o Relógio das Flores, o Cristo de Magno, o Palácio Celso Galvão, o Parque Ruber Van Der Linder, além do Castelo de João Capão.

3. Taquaritinga do Norte

Taquaritinga possui uma riqueza natural destacável com vários atrativos turísticos como os mirantes da Pedra da Lua e dos Cruzeiros, a Rampa do Pepê, dentre outros.

A cidade também é famosa por comportar umas das maiores produtoras de café orgânico da região Agreste. O polo gastronômico dispõe de bares e restaurantes especializados nas culinárias regional, nacional e mundial e a rede hoteleira é composta por várias opções.

4. Bezerros (Serra Negra)

Neste intervalo de temperaturas baixas, a boa pedida em Bezerros, no Agreste pernambucano, é visitar o povoado de Serra Negra.

Ela oferece diversos cenários dignos de cartões postais com montanhas, trilhas, grutas, mirantes, tudo isso, com climas amenos e aconchegantes.

Hotéis, pousadas, restaurantes e bares também se encontram à disposição na Serra para atender a alta demanda de visitantes.

5. Triunfo

FELIPE SOUTO MAIOR/FUNDARPE

Theatro Cinema Guarany, em Triunfo, foi restaurado no ano de seu centenário - FELIPE SOUTO MAIOR/FUNDARPE

Embora esteja localizado no Sertão, com predominância de climas quentes, durante o inverno, Triunfo apresenta temperaturas que podem chegar a 11º C.

É a cidade mais alta do estado de Pernambuco, com mais de mil metros de altitude acima do nível do mar. Dentre os pontos turísticos mais demandados estão: o teleférico, o Cinema Guarany, o Museu da Cidade de Triunfo, além do Pico do Papagaio.