Saúde

Taxa de ocupação de leitos pediátricos de UTI para covid-19 chega a 90% em Pernambuco

São apenas 39 leitos de UTI voltados para a faixa etária com suspeita da doença

NE10 Interior NE10 Interior
NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 28/08/2020 às 12:11
NOTÍCIA
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

A taxa de ocupação das vagas de terapia intensiva (UTI) para o coronavírus chegou a 90% na pediatria nessa quinta-feira (27) em Pernambuco. A informação foi divulgada pelo secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Em Pernambuco, são apenas 39 leitos de UTI voltados para a faixa etária pediátrica, para crianças que estiverem com síndrome respiratória aguda grave (srag).

A taxa média de ocupação de leitos pediátricos para pacientes com srag está em 72%, número mais alto do que na última segunda-feira (24), em que 61,5% das vagas estavam sendo ocupadas.

Os serviços de referência em pediatra para covid-19 em Pernambuco estão no Recife, em Caruaru, em Petrolina, em Garanhuns, em Ouricuri, em Salgueiro, em Serra Talhada e Arcoverde.

"É preciso passar informações para as famílias para que fiquem atentas às condições de suas crianças. Temos notado, nesta última semana, uma maior procura pelas emergências por essa faixa etária pediátrica", afirmou o secretário.

Secretário quer que novos leitos sejam abertos

André Longo disse que está em contato com serviços de referência em pediatria para abrir novos leitos pediátricos para que Pernambuco tenha reserva de vagas à medida em que se possa decidir pela retomada das aulas presenciais nas escolas.

"Então, é importante ter uma taxa de ocupação que nos permita ter uma reserva para essa situação. Estamos trabalho na perspectiva de garantir segurança para a retomada das atividades das crianças", explicou.

Mais Lidas