As máscaras são um equipamento de proteção individual para qualquer pessoa que precisa sair de casa, com o intuito de proteção contra o novo coronavírus. O item continuará a ser necessário por algum tempo, por isto é preciso estar atento a algumas dicas sobre como utilizar e fazer a higienização das máscaras.
O biólogo Marcelo Bezerra reforça que as máscaras de tecido devem ser utilizadas por no máximo 2 horas. Quando a pessoa sentir o tecido úmido, também pode retirar a máscara, sempre pela haste. Não se deve tocar na máscara.
O próximo passo é colocar a máscara para lavar. Para isto, é preciso colocar o tecido em água corrente com sabão em pó. Em seguida, deixe em uma solução sanitizante (para cada litro de água, duas colheres de sopa de água sanitária). Depois, leve à água corrente novamente.
- Bar é notificado após descumprir medidas de prevenção contra a covid-19 em Petrolina
- Taxa de ocupação de leitos pediátricos de UTI para covid-19 chega a 90% em Pernambuco
- Câmara aprova afastamento de grávidas do trabalho durante pandemia da covid-19
- Fiocruz e Anvisa definem produção da vacina contra a covid-19
Coloque a máscara para secar e depois passe ferro de um lado e do outro. Armazene em um saco plástico para evitar a contaminação.
As máscaras descartáveis têm menor durabilidade com relação às de tecido, mas é possível adotar uma técnica para conseguir usá-la por um pouco mais de tempo. Pegue um papel toalha, dobre de acordo com o tamanho da máscara e coloque na parte interna. Quando o papel estiver úmido, é só trocá-lo. Após o uso, a máscara e o papel devem ser descartados no lixo.
Confira: