Retomada

Comércio de praia reabre e restaurantes têm horário de funcionamento ampliado em PE nesta segunda

Grande Recife, Zona Mata e parte do Agreste avançam no Plano de Convivência

Marília Pessoa
Marília Pessoa
Publicado em 31/08/2020 às 11:07
NOTÍCIA
Bira Coutinho/Cortesia
FOTO: Bira Coutinho/Cortesia
Leitura:

O Grande Recife, a Zona Mata e parte do Agreste de Pernambuco estão avançando no Plano de Convivência com a Covid-19 nesta segunda-feira (31). De acordo com o Governo estadual, algumas atividades econômicas serão retomadas, como o comércio de praia, e alguns serviços terão a capacidade ampliada, como os serviços de escritório.

A Macrorregião de Saúde 1, que inclui o Grande Recife, a Zona da Mata e Agreste Setentrional, avança para a etapa 8 e poderá reabrir o comércio de praia, os serviços de escritório com 100% da capacidade e a atividade de museus e exposições.

A retomada do comércio de praia deve seguir regras estabelecidas pelo protocolo do governo estadual. Dentre as medidas está o uso de máscaras, assim como o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as barracas e álcool 70% disponível pelos comerciantes. Veja mais regras.

Equipes da Prefeitura do Recife estiveram na orla de Boa Viagem nesta segunda para orientar as pessoas e vistoriar se as normas estão sendo cumpridas. Cerca de 120 profissionais das secretarias de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), Procon Recife, Brigada Ambiental, Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), Vigilância Sanitária e Polícia Militar realizam rondas ao longo dos 8 km de praia. De acordo com a gestão, também é feita a distribuição de mais de mil máscaras.

A 4ª Gerência Regional de Saúde, que tem como cidade-sede Caruaru, além dos 31 municípios vizinhos, avança para a etapa 7, que inclui a ampliação do horário de funcionamento dos shoppings até as 22h e a ampliação do horário dos bares e restaurantes, que podem atuar das 6h às 22h.

A 5ª Geres (cidade-sede Garanhuns) e todo o Sertão pernambucano seguem na mesma etapa do plano de reabertura em que estavam anteriormente. As Geres de Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Petrolina continuam na etapa 6 e a de Ouricuri, na 4.

Veja lista das 12 Gerências Regionais de Saúde e quais os municípios de cada uma:

I Geres (Recife): Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

II Geres (Limoeiro): Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência.

III Geres (Palmares): Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.

IV Geres (Caruaru): Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes.

V Geres (Garanhuns): Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

VI Geres (Arcoverde): Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa.

VII Geres (Salgueiro): Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.

VIII Geres (Petrolina): Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.

IX Geres (Araripina): Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

X Geres (Afogados da Ingazeira): Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

XI Geres (Serra Talhada): Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.

XII Geres (Goiana): Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

Mais Lidas